3 experiências imperdíveis no Chile

DESCOBERTAS
ROLAR PARA VER

Do berço de incas e mapuches, passando pela chegada dos colonizadores espanhóis, a declaração de independência e a redemocratização no final do século XX, podemos dizer, sem dúvidas, que a história do Chile é tão cheia de riqueza e personalidade quanto seu povo e sua cultura.

 

O país é considerado por muitos um polo de desenvolvimento na América do Sul, sendo o único país latino-americano além do México a fazer parte da OCDE. Reconhecido internacionalmente por suas instituições fortes, paisagens diversas e excelentes vinhos, o Chile é um poço de surpresas até para os viajantes mais assíduos. Continue com a gente, e confira 3 experiências que você precisa conhecer no Chile.

 

Cuevas de Mármol e o Rio Futaleufú

 

Flutuando no Lago General Carrera, na fronteira com a Argentina, a Cuevas de Marmól (ilustrada na capa) é uma península de mármore que foi esculpida pela ação d’água por mais de 6000 anos. Em seu interior, esse processo erosivo formou pequenas cavernas que, em certos momentos do ano, são pintadas de azul-celeste ao refletirem as águas do lago.

 

O lago General Carrera é alimentado por calotas polares, que derretem na transição da primavera para o verão. É por isso que o melhor momento para visitar a Catedral de Mármore é estimado entre setembro e fevereiro, quando a cor do lago fica particularmente azul e encantadora.

 

Mas se é aventura e adrenalina que você procura, seguindo ao norte da Catedral de Mármore encontramos o Rio Futaleufú, que na língua mapuche significa “grande rio”. Muitos nativos se referem ao vale do rio como “uma paisagem pintada por Deus”, tamanha a sua beleza e imponência. Assim como o lago Carrera, o rio é formado a partir do derretimento de calotas polares na região dos Andes, entre a Argentina e o Chile

 

O Rio Futaleufú é considerado por muitos um dos melhores rios de rafting do mundo. Não apenas pela beleza da Reserva Nacional de Futaleufú, mas porque o rio corre rápido e conta com diversas quedas d’água que tornam a experiência mais intensa e dinâmica. Mesmo que você nunca tenha praticado rafting antes, acompanhado de profissionais você pode passear por quase todos os trechos mais emocionantes do rio.

 

Valparaíso

Escadaria colorida em Valparaíso. Em cada esquina, é possível sentir a presença da arte de rua.

 

A Grande Valparaíso é a terceira metrópole mais populosa do Chile, atrás apenas da capital Santiago e de Concepcíon. Além de ser a sede do poder legislativo chileno, foi um dos lares do famoso poeta chileno Pablo Neruda, que ficara encantado, assim como muitos outros artistas e intelectuais, por seus ares espontâneos e sua forte produção cultural.

 

Nomeada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Valparaíso é conhecida por muitos como a ‘Jóia do Pacífico’. Seus cerros (morros), escadarias e vielas atuam em conjunto para compor um horizonte urbano excêntrico, potencializado ainda por umas das melhores artes de rua da América Latina.

 

Devido aos seus cerros altos e íngremes, muitos pontos da cidade ficam inacessíveis por transporte público tradicional, como os tróleis da cidade, os mais tradicionais do planeta. Por isso, a população local conta com diversos ascensores, uma espécie de bondinho, por onde podem admirar as vistas do alto da cidade e transitar de forma fácil e rápida entre as regiões de diferentes elevações. Cada um deles é considerado, inclusive, um monumento nacional chileno.

 

Outro ponto que você não pode deixar de conhecer é o Parque Cultural de Valparaíso. Com uma arquitetura impressionante, erguido a partir de uma antiga prisão, ele funciona como um grande complexo artístico. Lá você encontra excelentes pinturas murais, exibições artísticas, dança e teatro ao vivo, além de diversos cursos, classes, eventos e mesas redondas com artistas e personalidades.

 

Santiago, conforto e sabor

Um dos 50 melhores restaurantes do mundo, o Boragó traz à tona de forma refinada os sabores tradicionais do país.

 

Para finalizar com chave de ouro, não podemos deixar de mencionar as inúmeras belezas e delícias que a capital Santiago abriga. Há pouco mais de 100 quilômetros à leste de Valparaíso e próximo à Cordilheira dos Andes, Santiago é o grande motor do país, e conta com uma tradição histórica de mais de 400 anos.

 

Se você procura uma estadia com o máximo de conforto possível e com uma localização privilegiada para experienciar a cidade, então o W Santiago é a opção ideal para você. Situado no coração do Las Condes, o bairro mais popular entre a alta boemia santiaguina, o hotel coloca à sua disposição tudo que você precisa, de spa e fitness center até salão de beleza e boate. Apresenta ainda uma estética moderna impecável e com uma vista sem igual para os montes nevados dos Andes.

 

Na hora do jantar, mergulhe nos sabores tradicionais do Chile no Boragó, o badalado restaurante do chef Rodolfo Guzmán. De acordo com o próprio, sua grande motivação é resgatar pratos e técnicas mapuches que foram perdidos no tempo. Por isso, Gúzman utiliza apenas ingredientes nativos para preparar o menu da casa, que se adapta ao longo do ano de acordo com as safras.

 

Ele também procura dispensar temperos mais comuns e substituí-los por ervas e condimentos especiais, como sementes do atacama e as murtillas da patagônia, que crescem apenas duas semanas por ano. Você também não encontrará os mesmos vinhos chilenos de sempre no Boragó: eles servem apenas vinhos produzidos por pequenas famílias de regiões diversas, espalhadas pelo país.
Nós já falamos muito, mas ainda deixamos de lado muita coisa: o Deserto do Atacama, as ilhas chilenas (como a Ilha de Páscoa), a região de Chillán, diversos parques, reservas naturais e muitos outros spots de tirar o fôlego que o país tem reservado para você. Venha conhecer o Chile do melhor jeito — o seu! Fale com a gente e #VivaOExtraordinario.

Compartilhe
TAGS
#Chile  
#conforto e sabor  
#Cuevas de Mármol  
#Jóia do Pacífico  
#lago General Carrera  
#Pablo Neruda  
#Rio Futaleufú  
#Santiago  
#Valparaíso  
DESCOBERTAS

POSTS RELACIONADOS

3 mergulhos de tirar o fôlego

Você já mergulhou antes? Já parou para pensar por que as pessoas gostam de mergulhar? Alguns merg...

3 Destinos nacionais para fugir do frio

Se você mora no sul ou no sudeste do Brasil deve ter sentido a frente fria histórica que atingiu essas regiões no inverno ...

Cultura e modernidade em Seoul

Quem hoje observa a Samsung Town — um complexo que envolve três arranhas-céus da megacorporação...