As incríveis descobertas de turismo em Portugal

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Uma certeza a respeito do turismo em Portugal é que ele é surpreendente. O país, em contraste à sua área enxuta, oferece muitas atratividades. E se você já o visitou, fique tranquilo, pois ele sempre terá novas esquinas e destinos a serem desvendados

São diversos castelos, vistas de tirar o fôlego, praias, lagos, ilhas, regiões vinícolas, vilas medievais, santuários, construções e monumentos históricos. A riqueza arquitetônica é outro grande destaque, bem como os vinhos produzidos por lá e a gastronomia, que é uma das melhores do mundo.  

Outro diferencial de Portugal são as suas condições climáticas, que favorecem as experiências que o país proporciona. São por volta de 300 dias de sol por ano, o que é maior em relação ao restante da Europa, o verão é longo e as temperatura também são mais amenas. 

Neste artigo falaremos sobre vivências e descobertas únicas que podem ser vividas apenas com o turismo em Portugal. Saiba mais!

Lisboa: a vibrante capital 

Lisboa definitivamente honra o posto de capital de Portugal. São inúmeras atrações e locais para serem aproveitados em todas as épocas do ano, durante o dia e à noite, incluindo feiras, castelos, tradicionais quitandas de bairro, bares em rooftops, restaurantes renomados e, claro, os deliciosos pastéis de Belém e diversas outras iguarias locais. 

A cidade tem uma elegância secular, é vibrante e também brilha em outros importantes quesitos, sendo um exemplo em sustentabilidade. Lisboa é, inclusive, a Capital Verde Europeia de 2020. E com essa nominação ela ficará ainda mais colorida, recebendo novos parques. Aproveite e deixe-se influenciar por essa atmosfera de cuidado com o planeta!  

Em relação às construções históricas, Lisboa apresenta um leque amplo de opções para serem visitadas. Um exemplo é a Torre de Belém, fortificação localizada às margens do rio Tejo, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e que abriga, nos seu arredores, estabelecimentos onde você poderá se deliciar com os originais pastéis de Belém. Ainda perto da Torre, reside o Mosteiro dos Jerónimos, que personifica o extravagante estilo arquitetônico manuelino. 

Outras regiões conhecidas pela atmosfera histórica são o Bairro Alto, que ostenta construções típicas portuguesas, casas decoradas com a arte de rua, bares diferenciados e restaurantes tradicionais; Chiado, um bairro clássico reformado durante a década de 90 e que apresenta uma animada concentração de lojas, bares, restaurantes e baladas. E não podemos deixar de citar Alfama, uma das partes mais antigas da cidade e que surpreende com seus diversos cafés e lojas de artesanato local.  

O Castelo de São Jorge também é um importante destino. Localizado no topo de uma das colinas da capital, ele possui mais de 6000 m² e diversas torres e muralhas. Você pode visitar o seu interior com um guia privado e observar uma das vistas mais incríveis da cidade e do rio Tejo! 

E pelas ruas de Lisboa você irá constantemente se deparar com belos azulejos adornando as construções. Isso deve-se ao fato de Portugal ter criado a indústria do ornamento, e para conferir e viver de perto a história dessa arte, você pode visitar o emblemático Museu Nacional do Azulejo. Ou se quiser ter uma imersão ainda maior, é possível fazer uma oficina exclusiva de decoração de azulejos com artesãos locais.  

Em relação aos sabores portugueses, é possível desfrutá-los em diversos estabelecimentos, do grandioso Mercado da Ribeira a restaurantes que ostentam estrelas Michelin, seguem e inovam diante das tradições gastronômicas do país, como o Feitoria, do chef João Rodrigues, e o Belcanto, de José Avillez. 

Outra interessante opção é o Vestigius, restaurante com grande foco nos peixes e mariscos, com uma excelente carta de vinhos e que oferece uma vista panorâmica para o rio Tejo. O elegante Cinco Lounge é uma boa opção para quem valoriza bons drinks, e o bar ainda surpreende na criatividade, usufruindo de diferenciados ingredientes, e oferece workshops para que os próprios clientes façam as suas bebidas. 

Região do Douro e Porto  

Pensar em Portugal também é pensar nos seus deliciosos vinhos. Um dos principais exemplares é o famigerado e fortificado Vinho do Porto, considerado patrimônio cultural e produzido exclusivamente com as uvas da Região do Douro, a região vinícola mais antiga do mundo e que fica a aproximadamente 100 km da cidade do Porto. 

A Região do Douro também é um dos destinos mais bonitos de Portugal. Ela possui diversas vilas e cidades, como Lamego e Pinhão, e com os tours exclusivos você pode conhecê-las da melhor forma. Com esses passeios é possível, por exemplo, fazer agradáveis excursões de bicicleta contemplando o visual, visitar as propriedades vinícolas, fazer degustações exclusivas de seleções raras do Vinho do Porto e ter almoços e jantares inesquecíveis nos melhores restaurantes. 

Outro destaque da região é o Six Senses Douro Valley, localizado na cidade de Lamego e sem dúvidas um dos melhores hotéis de Portugal. O estabelecimento tem conexões com propriedades vinícolas locais, o que oferece aos hóspedes experiências ainda mais exclusivas, como a participação do tradicional pisar das uvas. Também aproveite os cruzeiros pelo Rio Douro, os passeios de helicóptero para ter uma vista totalmente diferenciada de toda a região e relaxe no spa com os diversos tratamentos oferecidos. 

 

A cidade do Porto também é surpreendente. Ela é famosa por suas imponentes pontes sob o Rio Douro, como a Ponte Maria Pia, projeto do grandioso Gustave Eiffel. A melhor forma de contemplá-las e as demais construções tradicionais é fazendo um passeio de barco particular. Aproveite a vida noturna e não deixe de visitar o agitado bairro da Ribeira, que possui deliciosos bares e restaurantes de comida típica; a Torre dos Clérigos, que oferece uma excelente vista de Porto e Gaia; e o Palácio da Bolsa com sua construção neoclássica e rico interior.  

Algarve: o melhor destino de verão  

Outro sinônimo do turismo em Portugal são as suas praias. E quando o assunto é essa combinação entre sol, mar e incríveis falésias e grutas, um dos locais mais paradisíacos do país e da Europa é a região do Algarve.

Ela apresenta praias para todos os gostos pelos seus 200 km de costa e já foi premiada diversas vezes. Em 2020 como o Melhor Destino de Verão pelo Irish Travel Industry Awards, e por diversos anos, incluindo 2019, como Melhor Destino de Praia da Europa pelo World Travel Awards. 

A região oferece diversas atratividades. Além de curtir os programas aquáticos, incluindo mergulhos com golfinhos e esportes, você também pode aproveitar os famosos campos de golfe, os eventos culturais, spas de luxo, comércio de qualidade, restaurantes, cassinos e muito mais. 

Para ter uma vivência tão grandiosa quanto o esplendor de Algarve, uma excelente opção é partir em um passeio de barco exclusivo em busca da fauna marinha local, que inclui diversos cetáceos no seu habitat natural, como golfinhos e baleias. Tartarugas e tubarões martelos também podem ser avistados. Basta torcer! 

Você também pode fazer um passeio de barco particular para as ilhas do Parque Natural da Ria Formosa, um local perfeito para a observação de aves e que é lar da maior população de cavalos-marinhos da Europa. Outra alternativa é explorar a praia de Ferragudo, na Praia Grande, fazendo um passeio de caiaque com um biólogo marinho nas cavernas mais belas da região, descobrindo diferenciadas espécies marinhas no percurso. 

Outros destinos também são destaques, como Ponta da Piedade, que com suas impactantes falésias e formações geológicas apresenta um visual pitoresco; Praia da Marinha, considerada uma das mais estonteantes do mundo, cercada por um mar tranquilo e natureza preservada; e Lagos, que além das praias, também possibilita um mergulho na história pela parte antiga da cidade, onde residem muralhas do século XVI, o Museu Municipal e a exuberante Igreja de Santo Antônio. 

Também aproveite para fazer uma aula de culinária tradicional do Algarve, na qual você irá, acompanhado de um chef local, do mercado para as compras à cozinha. O chef vai te auxiliar a selecionar os melhores ingredientes, e ensinar segredos e técnicas para o preparo dos pratos. Isso tudo acompanhado de deliciosos vinhos locais! 

 

Experiências complementares 

Santuário de Fátima

E quando o assunto é o turismo religioso de Portugal, o maior destaque é a mística e tranquila cidade de Fátima. Ela possui diversos destinos vinculados às aparições da Nossa Senhora de Fátima, como o Santuário de Fátima, um dos maiores locais de peregrinação católica da Europa. 

O santuário possui variadas construções, como a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a Capelinha das Aparições, e sua praça é duas vezes o tamanho da Praça de São Pedro no Vaticano.  

Os castelos de Sintra 

Localizada no sopé da Serra de Sintra, a cidade Sintra é um dos destinos mais encantadores de Portugal. Com os seus castelos, ruelas e terreno arborizado, você irá se sentir transportado para um conto de fadas. Não é à toa que Sintra é o primeiro local a ter sua paisagem cultural considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.  

O colorido Palácio da Pena é um dos principais da região. Ele é uma das Sete Maravilhas de Portugal e um dos maiores exemplos do romantismo do século XIX no mundo. Localizado no topo de uma colina da serra, o castelo foi por muitos anos residência da família real e oferece, além de vistas deslumbrantes, belas salas, quartos, artefatos e jardins. Você pode visitá-lo com um guia especializado, que ao te guiar pelos interiores, vai te contar tudo sobre a história deste importante monumento.  

Outra preciosidade é o Quinta da Regaleira, um dos destinos mais belos e enigmáticos de Sintra. O local possui influências e símbolos esotéricos, góticos, romanos, renascentistas e manuelinos. E abriga um palácio, que é rodeado de jardins, grutas, lagos e construções, como o Patamar dos Deuses e o Poço Iniciático, uma grande galeria subterrânea com escada em espiral.  

E se você quiser ter uma imersão ainda maior e se sentir parte da realeza, o Tivoli Palácio de Seteais pode ser seu por um dia! É definitivamente a forma mais exclusiva de desfrutar o palácio do século XVIII e seus 30 quartos, diversos jardins e labirintos. E o local é perfeito para celebrações entre família e amigos, casamentos e retiros de yoga.    

Serra da Estrela 

Muitas pessoas não sabem, mas em Portugal também neva! E o melhor local para desfrutar o inverno do país é a Serra da Estrela, onde se encontram as maiores altitudes e belíssimas montanhas. Conheça o ponto mais alto da serra, aventure-se na pista de ski, passeie pela vila do Sabugueiro, conheça os fofos Cães da Serra da Estrela, típicos da região; delicie-se com o famoso queijo local e claro, com os melhores vinhos portugueses! 

Conte com a Fred Tour! 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! A Fred Tour é uma empresa de turismo de luxo e pode te ajudar em todos os detalhes da sua viagem, te auxiliando a elaborar e escolher os melhores planos, destinos, tours e estadias. 

Conte com a gente e boa viagem! 

Compartilhe
TAGS
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Viagens para Israel: veja tudo que o país tem a oferecer!

As viagens para Israel ...

Turismo na Rússia: o que o país gigantesco tem a oferecer?

Como maior país do mundo e localizado tanto na Europa quanto na Ásia, o que não falta no

Turismo na Nova Zelândia: explore tudo na ilha maravilhosa!

A Nova Zelândia é, sem dúvidas, um dos principais exemplares de paraíso na terra. As suas vistas ...