A vibrante cultura de Fez, no Marrocos

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Diferente de Marrakesh, que vem se desgastando aos poucos para atrair a atenção dos turistas, a cidade de Fez se mantém original e genuinamente marroquina. Capital cultural de Marrocos e segunda maior cidade do país, Fez reserva detalhes em cada rua estreita e não adianta usar GPS lá.

A Medina mais antiga de Fez, conhecida como Fez El Bali (ou Fez, a Velha), é considerada patrimônio cultural da UNESCO. Nela, cores, tradição e toda a vibrante cultura do lugar fluem pelas ruelas como um labirinto. Nos mercados a céu aberto, você encontra uma infinidade de produtos à venda, de frutas e verduras a tapetes de seda e couro, além de animais — vivos e mortos. Ao olhar para o lado, é natural encontrar moradores tingindo seda nos degraus das ruas ou fazendo panelas no meio de uma praça.

Além de extremamente visual, Fez também se destaca pelo cheiro. Os curtumes, locais onde o couro é tratado, exalam um odor fortíssimo que pode ser sentido a metros de distância. Para visitá-los, é só pedir permissão ao dono de qualquer uma das várias lojas de couro que dão acesso à  varanda, local onde dá pra ver de cima os curtumes, pois o processo de tratamento do couro é manual e ao ar livre. Mas e o cheiro forte, de onde vem? Bem, o amaciamento do couro é feito a partir de fezes de pombo.

A Bab Boujloud (ou Porta Azul) é um arco que separa a Medina das outras áreas de Fez. Provavelmente, é bem perto desse monumento que você irá se hospedar, uma vez que diversos hotéis ficam ao seu redor, além de ser um ponto de encontro fácil. Na hora do almoço, cuscuz marroquino e tajine são as opções dos restaurantes próximos à Porta Azul.

Fora da Medina, um jardim centenário é o orgulho da cidade. O Bou Jeloud Gardens possui uma vegetação diversa e a entrada é gratuita. E falando de orgulho, o povo de Fez simplesmente adora o Palácio do Rei, incentivando os turistas a tirarem fotos lá para registrar a viagem.

A genuína cidade de Marrocos ainda possui dezenas de locais essenciais a serem visitados.

Para conhecer todos, reserve com a Fred Tour sua viagem e embarque nessa experiência.

Compartilhe
TAGS
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Tendências de 2019 para viagens de luxo

Quais são as novas tendências no mundo das viagens de luxo? Para onde os viajantes mais desejam ir,...

3 experiências incríveis para viver o Dia dos Muertos

31 de outubro é Halloween, mas marca o início...

As obras de Gaudí no coração da Catalunha

(Imagem de capa do post – Parc Guell)

 

Conhecida por ser a “cabeça e a lareira da Catalunha”,