Um tour pela história dos lindos azulejos de Portugal

DESCOBERTAS
ROLAR PARA VER

Há algo na decoração dos espaços portugueses que nos chama muita atenção. A palavra azulejo significa “pequena pedra polida” e, apesar de ter origem árabe, é importantíssimo para a história de Portugal.

 

Pelo país, existem desde simples detalhes até painéis gigantes com azulejos desenhados principalmente na cor azul, com temas que oscilam entre episódios históricos, cenas mitológicas, iconografia religiosa e elementos decorativos.

Em Lisboa, há um lugar dedicado exclusivamente a esses revestimentos tão característicos do país: o Museu Nacional do Azulejo. Ele fica a 3km do Terreiro do Paço e merece a sua visita na próxima viagem.

 

O Museu procura documentar a história do uso do azulejo em Portugal pelos últimos cinco séculos, que teve influência direta da presença árabe na Península Ibérica.

Com instalações explicativas e parte teórica bem leve, o lugar consegue contar um pouco dessa importante história e ainda encher nossos olhos com tantas belezas, exemplificando o que se trata na exposição.

 

O Museu do Azulejo se encontra no antigo Mosteiro da Madre de Deus, fundado em 1509. Além das mostras permanentes e temporárias, o lugar ainda possui uma igreja com decoração suntuosa, agregando ainda mais à visita.

 

Rua da Madre de Deus, 4, Lisboa
(+351) 218 100 340
www.museudoazulejo.pt

Compartilhe
TAGS
#Europa  
#histórico  
#museu  
#Portugal  
DESCOBERTAS

POSTS RELACIONADOS

3 galerias de arte em Chicago para você se inspirar

Energética, criativa, pulsante: nas palavras do grande escritor Mark Twain, “Chicago é novidade, pois ela nunca é a Chic...

3 destinos incríveis para embelezar seu Instagram

Se você está minimamente antenado nas redes com certeza deve ter um perfil no Instagram, plataforma voltada para o compartilhamento...

Paris fora do óbvio: 4 locais que você precisa conhecer

Se você é um dos 30 milhões de turistas que visita a capital francesa anualmente, então provavelmente concorda que “Par...