Para fugir da Europa tradicional, conheça Cracóvia, na Polônia

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Mesmo sendo Varsóvia sua capital, a Polônia tem em Cracóvia seu pólo cultural. Apesar dos bombardeios da II Guerra Mundial no país, a Cracóvia escapou ilesa e ainda preserva um dos Centros Históricos mais antigos e bem conservados de toda a Europa, tendo sido nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1978. Em 2000, foi eleita Capital Europeia da Cultura, promovendo a cidade para os cidadãos de todo o continente.

Com tantos méritos assim, a vice-capital oferece uma viagem repleta de histórias e belas paisagens para quem quer conhecer a Europa, mas não especificamente os países da rota tradicional.

É em Cracóvia que a vida na Polônia acontece. A cidade é sede de uma das mais importantes e antigas universidade da Europa, a Universidade Jaguelônica. Por essa razão, mais de 10.000 habitantes são estudantes. Outra parcela significativa da população é composta por intelectuais, artistas e boêmios. Suas ruas misturam história, arte, lendas e tradições que apresentam um pouco da alma polonesa.  

Construído ainda na Idade Média, o Castelo de Wawel, importante marco do passado nobre da cidade, possui apartamentos luxuosos e um amplo jardim. A praça principal, ou ‘Rynek Glówny’, é uma das maiores praças medievais da Europa e abriga a Basílica de Santa Maria. Além de toda sua beleza, ainda é uma cidade que recebe os turistas de braços abertos e a preços baixos, uma vez que não adotou o euro como moeda.

A Praça do Mercado, com diversas barraquinhas de comida e artesanato típico, é uma ótima opção para dar aquela parada para o almoço e ainda levar um souvenir na volta da viagem.  Quando bater aquela fome, a dica são os famosos Pierogis, um pastel cozido recheado de carne moída, batata, queijo ou chucrute, ou a Zapiekanka, uma pizza em formato de pão com diversos recheios — mas cuidado, a maioria é bem picante.

 

Ansioso para conhecer Cracóvia? Marque sua viagem com a Fred Tour e viva a cultura da Polônia.

Compartilhe
TAGS
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Tendências de 2019 para viagens de luxo

Quais são as novas tendências no mundo das viagens de luxo? Para onde os viajantes mais desejam ir,...

3 experiências incríveis para viver o Dia dos Muertos

31 de outubro é Halloween, mas marca o início...

As obras de Gaudí no coração da Catalunha

(Imagem de capa do post – Parc Guell)

 

Conhecida por ser a “cabeça e a lareira da Catalunha”,