Para fugir da Europa tradicional, conheça Cracóvia, na Polônia

DESCOBERTAS
ROLAR PARA VER

Mesmo sendo Varsóvia sua capital, a Polônia tem em Cracóvia seu pólo cultural. Apesar dos bombardeios da II Guerra Mundial no país, a Cracóvia escapou ilesa e ainda preserva um dos Centros Históricos mais antigos e bem conservados de toda a Europa, tendo sido nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1978. Em 2000, foi eleita Capital Europeia da Cultura, promovendo a cidade para os cidadãos de todo o continente.

Com tantos méritos assim, a vice-capital oferece uma viagem repleta de histórias e belas paisagens para quem quer conhecer a Europa, mas não especificamente os países da rota tradicional.

É em Cracóvia que a vida na Polônia acontece. A cidade é sede de uma das mais importantes e antigas universidade da Europa, a Universidade Jaguelônica. Por essa razão, mais de 10.000 habitantes são estudantes. Outra parcela significativa da população é composta por intelectuais, artistas e boêmios. Suas ruas misturam história, arte, lendas e tradições que apresentam um pouco da alma polonesa.  

Construído ainda na Idade Média, o Castelo de Wawel, importante marco do passado nobre da cidade, possui apartamentos luxuosos e um amplo jardim. A praça principal, ou ‘Rynek Glówny’, é uma das maiores praças medievais da Europa e abriga a Basílica de Santa Maria. Além de toda sua beleza, ainda é uma cidade que recebe os turistas de braços abertos e a preços baixos, uma vez que não adotou o euro como moeda.

A Praça do Mercado, com diversas barraquinhas de comida e artesanato típico, é uma ótima opção para dar aquela parada para o almoço e ainda levar um souvenir na volta da viagem.  Quando bater aquela fome, a dica são os famosos Pierogis, um pastel cozido recheado de carne moída, batata, queijo ou chucrute, ou a Zapiekanka, uma pizza em formato de pão com diversos recheios — mas cuidado, a maioria é bem picante.

 

Ansioso para conhecer Cracóvia? Marque sua viagem com a Fred Tour e viva a cultura da Polônia.

Compartilhe
TAGS
#Europa  
#Polonia  
DESCOBERTAS

POSTS RELACIONADOS

Costa Rica: cultura, beleza e natureza

A Costa Rica é um verdadeiro cartão postal em cada paisagem. Com um dos litorais mais belos do mund...

Albânia: surpreendente e inspiradora.

De um lado, as praias douradas da cidade de Himarë, trazendo à tona a influência mediterrânea do ...

Hobart: conheça a vibrante capital da Tasmânia

A Austrália é um dos poucos países do mundo com dimensões continentais e tão grande quanto suas ...