Humor e sabor em San Sebastián

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

A região do Caribe abriga verdadeiros tesouros. Barbados é um deles e surpreende em variados sentidos

Banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar do Caribe, o país insular apresenta praias paradisíacas que já seriam por si só determinantes do esplendor da regiãoPorém, junto ao aconchego das águas mornas, à beleza do mar azul cristalino e da areia branca, Barbados traz muitas outras surpresas e pulsa cultura e autenticidade.

O local também tem costumes curiosos. Por ter sido colônia inglesa, além da natural alma caribenha, Barbados apresenta heranças típicas britânicas, como o famigerado chá da tarde, o críquete como esporte nacional e a utilização da mão direita no trânsito.  

A ilha, que é uma das mais desenvolvidas do Caribe, apresenta boa estrutura turística, encantadoras atrações naturais, vida marinha fascinante, comida e bebida de qualidade e diversos festivais anuais. 

O principal evento é o Crop Over, conhecido como o carnaval de Barbados e caracterizado por muita festa e música pelas ruas. E o mais interessante é que ele se assemelha muito ao do Brasil, com trios elétricos e uso de fantasias!       

Motivos não vão faltar para visitar, desbravar e se surpreender com Barbados, terra da cantora Rihanna e que promete atender a todos os gostos. Saiba mais! 

O parque de diversões no Monte Igueldo é abençoado com vistas incríveis para o golfo da Biscaia.

 

 

E claro, não podíamos falar de San Sebastián sem deixar de mencionar as praias do seu litoral, como a Playa de La Zurriola. Suas boas ondas sempre fizeram do local um antro para surfistas, mas após a remodelação na década de 90 que modernizou a região da Zurriola, a praia se tornou o destino predileto para os jovens da região.

 

Mas a praia principal fica há pouco quilômetros oeste de Zurriola e leva o nome de La Concha, famosa por sua areia fina e nomeada a segunda melhor praia urbana do mundo pela Travel and Leisure Magazine. Ela fica na Baía de La Concha, onde encontra-se uma série de resorts repletos de tradição e elegância, alguns deles construídos ainda no século XIX.

 

Um dos mais completos é o Lasala Plaza Hotel que, além de suas excelentes acomodações, conta com Ander González, um dos melhores chefs da região, como idealizador do seu cardápio que é recheado de aromas e sabores da culinária basca com toques contemporâneos da gastronomia mundial.

 

 

Sabor para uma vida inteira

 

Como falamos no início do texto, o outro grande atrativo de San Sebastián é a sua culinária. Historicamente, a região do basco sempre dispôs de chefs diferenciados que tomaram total proveito dos ingredientes e temperos locais, como o bacalhau, a paprika e o feijão toloso.

 

Mas com o surgimento de novos e já muito premiados restaurantes nos últimos anos, ocorreu uma verdadeira revolução gastronômica em San Sebastián. A cidade, inclusive, já apresenta uma estatística impressionante: possui uma das maiores proporções de estrelas Michelin por metro quadrado – são 16 num raio de 25 quilômetros, ficando atrás apenas de Kyoto, no Japão.

 

Uma dessas estrelas pertence ao Kokotxa, do chef Dani López. Ele buscou nas raízes locais inspiração para pratos inovadores, e o próprio nome do restaurante é exemplo disso: a kokotxa é uma parte que algumas espécies de peixe possuem de textura gelatinosa, geralmente cozida com molho verde ou levemente frita e um prato bastante famoso no basco.

 

Na casa de López a kokotxa tomou ares mais sofisticados: em vez do molho verde usa-se um caldo de salsa, e a carne é cozida em pil pil, uma técnica tradicional que rega a carne do peixe com azeite de oliva e exige movimento giratório constante a temperaturas baixas. A ideia por trás disso é soltar ao máximo os sabores do peixe, cozinhando-o em suas próprias emulsões.

 

Você pode acompanhar todo o processo bem de pertinho com a experiência exclusiva de Chef’s Table, que coloca você no coração da cozinha.

 

Mas o restaurante mais clássico de San Sebastián é, sem dúvidas, o Arzak. Considerado pelos locais uma verdadeira instituição da cidade, o restaurante de Juan Mari Arzak possui uma longa história de tradição: ainda em 1897 começou como uma pequena taverna comandada por Escolástica Lete, sua avó. Não fosse o suficiente, a filha de Juan Mari, Elena Arzak, foi nomeada a melhor chef mulher do mundo, a prova final de que o sangue de cozinheiro ferve nas veias.

Juan Mari e sua filha Elena Arzak, dois cozinheiros de San Sebastián que figuram entre os melhores do mundo.

 

Hoje o Arzak está entre os gigantes da culinária, com três estrelas Michelin em seu nome. Desde o início teve em seu cerne a culinária basca, mas a inovação e a experimentação também fazem parte do DNA da casa: um dos pratos mais famosos do Arzak é o folhado de mandioca com cogumelos huitlacoche e mousse de cebola leve e foie gras, misturando elementos da região com a culinária francesa e do resto da Espanha.

 

E aí, sentiu a fome chegando? Que tal saborear cada pedaço de San Sebastián com o maior conforto possível? Entre em contato com a FredTour, convide sua família e viva o melhor do Basco sem preocupações. #VivaOExtraordinario

Compartilhe
TAGS
#chefes estrelados  
#Espanha  
#humor  
#restaurantes estrelados  
#sabor  
#San Sebastián  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Bordeaux em 4 pratos

É difícil imaginar um lugar com mais dotes culinários que a França, um dos poucos países do mundo que teve sua gastronom...

3 pubs que você precisa conhecer

Música agradável, ambiente aconchegante, petiscos deliciosos e uma bebida no ponto para tornar tudo ainda melhor: seja qual...

Comida para os olhos: 3 restaurantes deliciosos com vistas espetaculares.

Se você costuma frequentar restaurantes, certamente já deve ter percebido o quanto a ambiência do local pode potencializar...