Cultura e modernidade em Seoul

DESCOBERTAS
ROLAR PARA VER

Quem hoje observa a Samsung Town — um complexo que envolve três arranhas-céus da megacorporação sul-coreana na capital — compreende Seoul como um pólo ultra-tecnológico. Todavia, há poucas décadas atrás, a cidade, assim como o país como um todo, passava por grandes dificuldades, agravadas ainda mais pela Guerra Coreana.

 

Essa ascensão meteórica da Coréia do Sul, impulsionada por um pesado investimento em tecnologia, cultura e educação de qualidade, foi um dos maiores exemplos de sucesso na história recente: hoje Seoul é a quarta cidade mais rica do mundo, superando Londres, Paris e Berlim

 

Embora tenha se modernizado como poucos no mundo, é importante ressaltar que o país como um todo ainda valoriza muito os costumes e tradições culturais. A própria arquitetura da cidade exemplifica bem isso, com casas e edificações asiáticas seculares dividindo o horizonte com prédios modernos gigantescos (como mostra a capa).

 

Mas como a cidade conseguiu se desenvolver tanto? Foram diversos fatores, mas um dos pontos mais importantes para o fortalecimento de Seoul no cenário internacional adveio de suas exportações de manufaturados e, mais recentemente, de produtos culturais também: você pode até não ter percebido, mas certamente já deve ter consumido alguma coisa produzido na Coréia do Sul. 

 

O grupo musical de K-pop BTS, por exemplo, está constantemente nos topos das paradas musicais do mundo inteiro. A Samsung, a maior empresa do país, vendeu mais de 2 bilhões de smartphones da linha Galaxy, e as montadoras Kia e Hyundai conquistam cada vez mais espaço nos mercados automobilísticos internacionais.

 

Essas exportações expandiram exponencialmente o mercado das indústrias coreanas, trazendo uma enxurrada de dólares para o coração do país, Seoul. Eventualmente esse sucesso econômico levou à criação de um mercado de luxo forte, que atende tanto a uma parte da elite local quanto à turistas de luxo, principalmente do sudeste asiático, da América do Norte e da Europa ocidental.

Sem dúvidas, um dos pontos altos de Seoul é sua culinária, com excelentes opções gastronômicas tanto locais quanto internacionais.

 

Um dos destinos preferidos desses turistas é o bairro Itaewon — a região é uma das mais diversas em Seoul, abrigando um cardápio enorme de experiências culturais e culinárias. Um exemplo-destaque é o restaurante Si Hwa Dam, na exótica Gyeongnidan Street, bem no centro do bairro. 

 

Logo na entrada do restaurante nos deparamos com uma série de relíquias e antiguidades, que nos levam em uma breve viagem pela longuíssima história de Seoul: existem relatos de ocupação humana na região desde o período paleolítico, milhares de anos antes de Cristo!

 

No que tange à cozinha, a abordagem do Si Hwa Dam é um pouco diferente: o chef buscou manter as bases tradicionais da culinária coreana, ao mesmo tempo em que tornou os pratos mais palatáveis para um público estrangeiro à cozinha local, tornando-o uma excelente primeira experiência para turistas que querem se aventurar nos sabores da cidade. Se esse for o seu caso, faça questão de pegar o menu “full course”, que permite ao cliente experimentar cada prato da casa.

 

Mas se o que você procura é por agitação noturna, não se preocupe: Seoul abriga uma série de boates e nightclubs que reúnem empresários, celebridades e influencers até o sol raiar. A Club Octagon é uma das boates undergrounds mais badaladas da cidade, oferecendo lounges VIP, quartos privados, pistas de dança espaçosas, música alucinante e, até mesmo, uma piscina interna.

Com um line-up excelente de DJs locais e internacionais, a Club Octagon é um destino indispensável para quem vive pela vida noturna.

 

A boate fica no bairro Gangnam, bastante frequentado pela alta boemia seulita e que se tornou conhecido no mundo inteiro através da música “Gangnam Style”, do artista sul-coreano PSY; na época de seu lançamento, o clipe da música havia se tornado o vídeo mais assistido do mundo. A Club Octagon fica aberta de quinta a domingo, e só fecha a partir das 5 da manhã.

 

Para recarregar as energias após um dia fora, não há estadia melhor na capital da Coréia do que no Park Hyatt Seoul, no mesmo bairro Gangnam e há poucos quilômetros de distância da Club Octagon. O hotel conta com toda a estrutura e excelência da rede Park Hyatt, oferecendo de Spa e Fitness Center a Business Center e Lounge Bar

 

Essas foram apenas algumas sugestões dos tipos de experiências que você pode encontrar em Seoul, mas tenha certeza de que a megalópole coreana conta com um arsenal enorme de atividades culturais e de lazer para toda a sua família. Descubra em primeira mão como é viver no futuro: entre em contato com a FredTour, ganhe benefícios exclusivos e #VivaOExtraordinario.

Compartilhe
TAGS
#coreia  
#Coreia do Sul  
#cultura  
#cultura de seul  
#Modernidade  
#modernidade de seul  
#Seoul  
#Seul  
DESCOBERTAS

POSTS RELACIONADOS

3 mergulhos de tirar o fôlego

Você já mergulhou antes? Já parou para pensar por que as pessoas gostam de mergulhar? Alguns merg...

3 Destinos nacionais para fugir do frio

Se você mora no sul ou no sudeste do Brasil deve ter sentido a frente fria histórica que atingiu essas regiões no inverno ...

Boutique Shopping na Ásia: 3 destinos imperdíveis

O século XX foi um período de grandes transformações em todo o mundo, mas em nenhum lugar essa afirmação é tão verdad...