Bordeaux em 4 pratos

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

É difícil imaginar um lugar com mais dotes culinários que a França, um dos poucos países do mundo que teve sua gastronomia reconhecida como um Patrimônio Cultural da UNESCO. Mas ao contrário do que muitos pensam, o núcleo gastronômico do país não é Paris, a cidade das luzes.

 

Uma pesquisa extensa realizada pela revista de culinária Atabula revelou que Bordeaux, que no ano passado foi eleita a melhor cidade do mundo para turistas pela Lonely Planet, é também a melhor culinária da França de acordo com os próprios franceses.

 

Quer saber por que os franceses pensam assim? Então vem com a gente e descubra Bordeaux em 4 pratos!

 

 

Le Quatrième Mur

 

Ravioli de cogumelos com foie gras em escalope e caldo de champignon com creme. O Le Quatrième Mur fica logo ao lado da Opéra National de Bourdeaux-Grand Théâtre, no centro histórico da cidade, e é lá que encontramos um verdadeiro maestro da gastronomia, o chef francês Philippe Etchebest.

 

Apostando com grande ênfase na culinária francesa e nos sabores da região Nouvelle-Aquitaine, onde se encontra Bourdeaux, Philippe elaborou um cardápio inovador, que apresenta pratos novos quase semanalmente. Todo esse esforço foi muito bem recompensado ano passado, quando Etchebest levou o restaurante a conquistar sua primeira e tão desejada estrela Michelin.

 

E tão impressionante quanto os pratos da casa é a sua ambiência. Obra do arquiteto Victor Louis, o edificio do Le Quatrième Mur exibe um estilo neoclássico imponente e impecável, sendo de longe uma das mais belas edificações de toda Bourdeaux, uma cidade que já conta com uma arquitetura de altíssimo nível.

 

 

Racines

Uma dica bastante útil para turistas que querem saber se um bar ou restaurante é um bom estabelecimento é simplesmente observar quantos nativos frequentam o local. Por essa métrica, o Racines seria uma das melhores opções para uma noite em Bourdeaux.

 

O nome Racines evoca uma raíz escocesa: antigamente, racines eram chamados os chefs autodidatas que mesmo em meio a diversas restrições conseguiam se adaptar, inovar e criar pratos brilhantes.

 

É com isso em mente que Daniel Gallacher e sua equipe criaram um menu sazonal, que se altera de acordo com as temporadas para sempre utilizar os melhores e mais frescos ingredientes disponíveis. O resultado são pratos belos, saborosos e por um custo-benefício de dar água na boca.

 

Entre a primavera e o verão é temporada de salmão, sendo o único período em que a casa disponibiliza seu delicioso Gravlax de salmão com endro e alcaparra, ilustrado logo acima. O gravlax é uma técnica nórdica de preparar o salmão, que envolve marina-lo por dois dias no sal, pimenta e endro com um toquinho de açúcar. Sim, é tão deliciosa quanto parece.

 

 

La Brasserie Bordelaise

Vistoso entrecote, ou filé com costela bovina, do La Brasserie Bordelaise.

 

Para os carnívoros de plantão, o La Brasserie Bordelaise, uma steakhouse pertinho do rio Garonne que atravessa a cidade, é o lugar perfeito para você. Cada corte é selecionado individualmente pelos irmãos Metzger, açougueiros meticulosos e bastante famosos na cidade.

 

Um pequeno parênteses: a pecuária francesa é uma das maiores da Europa, tomando vantagem do território do país, comparativamente muito maior que seus vizinhos, e combinando um altíssimo grau de investimento tecnológico com técnicas de bem-estar animal e uma tradição centenária de produção. O resultado disso é uma das melhores peças bovinas do mundo.

Voltemos agora ao Bordelaise. Além da seleção extraordinária de carnes, o menu do restaurante é recheado de pratos elaborados e conta com uma carta de vinhos carregada: são mais de 700 opções para saciar a sua sede, a maioria delas produzida na própria França, muito reconhecida internacionalmente por sua produção de vinhos excepcionais.

 

E se você estiver com dúvidas do que pedir, não há como errar com o carpaccio de carne com queijo comté e salada local fresca, uma opção leve e indiscutivelmente francesa que fica ainda melhor com uma deliciosa taça de D’Autrefois Reserve Pinot Noir.

 

 

Le Pressoir d’Argent

 

Atmosfera especial, cozinha criativa e toda a autenticidade que só um restaurante do ilustre Gordon Ramsay tem: esse é o Le Pressoir d’Argent, o restaurante do refinadíssimo InterContinental Bordeaux e que já conquistou duas estrelas Michelin em seus brevíssimos 4 anos de história.

 

Embora a chefia da cozinha fique à cargo de Gilad Peled, Ramsay, que é o dono do restaurante, está sempre em sua cola daquele mesmo jeito exigente, dedicado e passional que o tornou um ícone na televisão. Peled também compartilha de sua paixão pela culinária, e foi essa paixão que o levou em poucos anos por uma ascensão meteórica até se tornar chef do Pressoir.

 

Uma coisa é certa: se você está afim de experienciar a culinária francesa em sua completude, não há melhor opção que essa. O prato mais famoso da casa é também um dos mais populares no país — lagosta francesa cozida no vapor com folhas de limão, milho, cogumelos chanterelle, abobrinha, coral e capim-limão.

 

 

E após uma deliciosa refeição no restaurante, você pode subir e relaxar em uma das melhores acomodações do país: spa, jacuzzis, sauna, fitness center e uma vista incrível para o horizonte de Bourdeaux.

 

Fazendo sua reserva com a FredTour você ainda ganha benefícios exclusivos, como crédito para consumo no Le Pressoir d’Argent, early check-in/late check-out e upgrade de quarto sem custos adicionais.

 

Sentiu a fome bater? Então não perca tempo: entre em contato com a gente, convide seus amigos/familiares e faça da sua próxima viagem um tour culinário pelo coração gastronômico da França. #VivaOExtraordinario

Compartilhe
TAGS
#Bordeaux  
#caldo de champignon  
#estrela Michelin  
#foie gras  
#França  
#La Brasserie Bordelaise  
#Le Pressoir d’Argent  
#Le Quatrième Mur  
#Nouvelle-Aquitaine  
#Philippe Etchebest.  
#Racines  
#Ravioli de cogumelos  
#Sabores de Bordeaux  
#steakhouse  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

3 pubs que você precisa conhecer

Música agradável, ambiente aconchegante, petiscos deliciosos e uma bebida no ponto para tornar tudo ainda melhor: seja qual...

Humor e sabor em San Sebastián

Situada ao norte da Espanha, no golfo da Biscaia, perto da fronteira com a França, San Sebastián é uma cidade res...

Comida para os olhos: 3 restaurantes deliciosos com vistas espetaculares.

Se você costuma frequentar restaurantes, certamente já deve ter percebido o quanto a ambiência do local pode potencializar...