3 Destinos nacionais para fugir do frio

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Se você mora no sul ou no sudeste do Brasil deve ter sentido a frente fria histórica que atingiu essas regiões no inverno deste ano. Até no Rio de Janeiro, o famoso “Rio quarenta graus”, a temperatura beirou os dez graus celsius no dia 19 de julho.

 

Essas temperaturas baixas têm um efeito ainda maior sobre nós brasileiros, afinal não é nada comum experienciar climas muito gélidos neste país tropical e abençoado por Deus. Se você também prefere o verão e a caipirinha ao frio e o chimarrão, continue com a gente e descubra três destinos nacionais incríveis para fugir do frio.

 

 

  1. Praia dos Carneiros – Pernambuco

 

 

Há 100 quilômetros em direção ao sul de Recife, no pequeno e jovem município de Tamandaré, encontramos um dos destinos mais paradisíacos do país: a Praia dos Carneiros, a mais famosa entre as cinco praias de Tamandaré.

 

Há poucas décadas a região ainda estava muito in natura, com fauna e flora riquíssimas mas com poucos locais para gastronomia, lazer e hospedagem. Ainda hoje suas águas continuam verde-transparente, a areia é branquinha, e as piscinas naturais seguem repletas de peixes das mais variadas cores, mas desde então já apareceram excelentes hotéis, bares e restaurantes, à exemplo do delicioso Bora-Bora.

 

Sob as areias brancas de Carneiros e avizinhando a flora local, encontramos a Capela de São Benedito (ilustrada na capa), mais conhecida como Igrejinha dos Carneiros. A Capela foi construída lá no século XVII, há quase 300 anos, bem antes de surgirem os hotéis, pousadas e resorts que hoje configuram o panorama de Carneiros.

 

A Igrejinha costuma ficar fechada para o público, abrindo apenas no último domingo de cada mês, quando ocorre uma missa. Contudo, cada vez mais pessoas têm tido interesse em casar na Capela de São Benedito, e a igreja tem feito concessões. Assim, a Praia dos Carneiros, que costumava ser apenas o destino para lua de mel, passou a ser também o local do próprio casamento!

 

 

  1. Alter do Chão – Pará

 

 

Você já ouviu falar do Caribe Amazônico? Alter do Chão é um distrito na cidade de Santarém, no Pará, e foi considerada a praia de água doce mais bonita do mundo pelo jornal britânico The Guardian. Banhada pelas águas cristalinas do rio Tapajós, o quinto maior rio da bacia Amazônica, Alter do Chão é um retiro paradisíaco vistas de tirar o fôlego.

 

Além de deliciosos mergulhos nos mais de 100 quilômetros de praias de água doce, em Santarém encontramos também bastante cultura e tradição: o Sairé, por exemplo, é uma manifestação folclórica que atrai turistas de dentro e fora do país. Alguns deles inclusive ficam tão encantados com a região que acabam fixando residência por lá e abandonam os seus países de origem.

Considerada uma das praias mais lindas do país, Alter do Chão é uma inusitada e extraordinária praia de água doce nos rincões da Amazônia.

 

 

Além das praias, a região conta ainda com lagos, ilhas, igarapés, sítios arqueológicos, rios, cachoeiras, além de toda a riqueza de fauna e flora da floresta Amazônica. Se for visitar Alter do Chão, não deixe de conferir também a Ilha do Amor, considerado por muitos o local com as melhores praias da região.

 

 

  1. Ibicoara – Bahia

     

 

Embora menos conhecida, Ibicoara é tão encantadora quanto os destinos anteriores. O pequeno município baiano, que surgiu com o garimpo do ouro no início do século XIX, fica no sudoeste de uma sub-região denominada Chapada Diamantina, repleta de serras, trilhas e cachoeiras incríveis.

 

A cidade funciona como um ponto de apoio para uma série de atividades turísticas em seu entorno: próximo à Ibicoara encontramos rios, grutas com águas translúcidas (algumas inclusive recheadas de pinturas rupestres milenares), além de algumas das cachoeiras mais bonitas de toda a região da Chapada.

 

Com quase 100 metros de queda d’água, a Cachoeira do Buracão é apenas uma das muitas belezas naturais nos arredores de Ibicoara, na Chapada Diamantina.

 

Entre elas, a Cachoeira do Buracão é o orgulho maior dos nativos da região. A Cachoeira fica dentro do Parque Natural Municipal do Espalhado, ainda no município de Ibicoara. Para chegar lá, é preciso passar por um canyon com mais de 90 metros de altura e 3 metros de largura — é por causa de trechos como esse, inclusive, que a região só pode ser visitada na companhia de um guia local autorizado, garantindo a segurança de todos. Um destino certamente indispensável para aqueles que gostam de natureza e aventura.

 

Essas foram apenas três sugestões para você fugir desse inverno atípico, mas tenha certeza de temos incontáveis opções em todo o país para você aquecer o coração e se apaixonar ainda mais pelo nosso Brasil. Faça uma viagem no melhor jeito possível o seu! Entre em contato com a FredTour e #VivaOExtraordinario.

Compartilhe
TAGS
#Alter do Chão - Pará  
#Bahia  
#CARIBE AMAZÔNICO  
#Ibicoara - Bahia  
#PARÁ  
#PERNAMBUCO  
#Praia dos Carneiros - Pernambuco  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Laos, um refúgio encantador no sudeste da Ásia

Belezas naturais, povo acolhedor, templos históricos e uma fauna riquíssima: se você nunca ouviu falar de Laos, n...

4 destinos para um fim de ano incrível

O ano já passou e você nem percebeu, não é mesmo? E quando chega essa reta final fica bem difíci...

3 galerias de arte em Chicago para você se inspirar

Energética, criativa, pulsante: nas palavras do grande escritor Mark Twain, “Chicago é novidade, pois ela nunca é a Chic...