Um passeio pelo Vietnã

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Praias, grutas, cavernas e quase 2000 ilhotas de calcário flutuando sobre águas esmeraldas: a Baía de Alongues (ou Ha Long Bay) é um espetáculo da natureza, preservada em sua integridade há milênios, sendo finalmente reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO no início dos anos 90. Ha Long Bay é mais uma das inúmeras atrações de tirar o fôlego do Vietnã, um dos países do sudeste asiático mais visitados por turistas em 2018.

 

Até 1976 o Vietnã era um país dividido entre Norte e Sul. Para ser reunificado eles precisaram enfrentar uma guerra civil com fortes influências externas ao longo de décadas, envolvendo potências como o Japão, a França e, principalmente, os Estados Unidos. Embora tenham conquistado sua independência e unido o país, a Guerra do Vietnã deixou o país literalmente em ruínas, mudando para sempre sua cultura e sua história.

 

Todavia, dos destroços da guerra os vietnamitas conseguiram aos poucos reconstruir seu país: com o Doi Moi, um conjunto de reformas a partir de 1986 que transformaram a economia estatal em uma de livre mercado, o país entrou em um ciclo de expansão econômica que perdura até hoje. Inclusive o Vietnã é um dos Próximos Onze, grupo de países identificados belo Goldman Sachs como de grande potencial para se tornar uma potência econômica.

 

Um dos grandes motores desse boom econômico é, sem dúvidas, o turismo: de 2015 a 2018 o setor cresceu quase 75%, chegando a 15,5 milhões de visitantes anuais. Além de Ha Long Bay, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos do sudeste asiático, vários centros urbanos do país têm se destacado nos últimos anos.
Hoi An é um deles: situada na costa leste do país, a cidade se tornou famosa por ter sido um ponto estratégico de comercialização durante as grandes navegações, entre os séculos XV e XIX. Por isso, a influência cultural de outros países como Japão, China e Portugal é bastante palpável, tanto nos costumes e na culinária quanto na própria arquitetura da cidade. É este inclusive o motivo que tornou Hoi An um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Praia de An Bang, em Hoi An. Um refúgio familiar para o turista brasileiro no meio do sudeste asiático.

 

O The Sea Shell by Nu Eatery ilustra bem essa diversidade. A cozinha é composta por uma fusão de diversas culinárias asiáticas, dando destaque principalmente para os pescados e frutos do mar. A carta de vinhos e a ambiência da praia complementam a experiência: o restaurante fica na casa reformada de um antigo pescador da praia de An Bang, no litoral norte da cidade, quase na fronteira com Da Nang.

 

Diferente de Hoi An, que é uma cidade menor e mais tranquila, Da Nang é um dos 5 maiores municípios do Vietnã. Por sua proximidade com pontos turísticos muito famosos, como a Cidade Imperial de Hue, Da Nang sempre foi uma cidade-conexão para muitos turistas internacionais. Esse cenário entretanto tem mudado nos últimos anos: com a criação no ano passado da Ponte Dourada (famosa pelas mãos gigantes que a sustentam) a apenas 20km da metrópole, muitos turistas têm passado mais tempo nas redondezas de Da Nang.
Embaixo da Ponte Dourada e até onde a vista alcança estão as florestas Ba Na, com dezenas de quilômetros de mata nativa. É lá também que você encontra o Ba Na Hills, um complexo de resorts a 1500 metros de altitude. Construído no início do século XX, ele foi recentemente implementado com um teleférico que bateu recordes do Guiness de maior distância e variação em altitude. Lá você encontra também um museu, parque de diversão, templos e até um pequeno vilarejo francês!

Há menos de 40km de Da Nang, o Ba Na Hills é uma das atrações mais completas e encantadoras do Vietnã.

 

Como você pode ver, o Vietnã é um país complexo, diverso e imensamente bonito. Um destino ideal tanto para turistas que procuram relaxar, quanto para os que preferem mergulhar em novos ares e culturas. Se você se interessou e quer apreciar tudo o que o país tem a oferecer — e no maior conforto possível — fale com a gente: viva o Vietnã, #VivaOExtraordinário!

Compartilhe
TAGS
#Ba Na Hills  
#Baía de Alonges  
#Completo  
#Encantador  
#família  
#natureza  
#Vietnã  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

4 destinos para um Natal mágico

Presentes, banquetes e família reunida: o Natal é um período único no ano e ideal  para agradecer e cel...

Conheça GoldenEye, um refúgio de muita história, luxo e glamour na Jamaica

Já imaginou se hospedar no mesmo local que serviu de palco para Ian Fleming escrever a sua lendária...

Águas termais: os melhores destinos para você se renovar

Mergulhar em águas termais é sempre uma ótima opção para cuidar do corpo e da mente. Vindas dos ...