As 10 bibliotecas mais bonitas do mundo

PELO MUNDO
ROLAR PARA VER

Que tal unir a sua paixão pelos livros e a vontade de viajar? Selecionamos 10 bibliotecas incríveis que valem a visita, não só pelas publicações, mas também pela arquitetura. As construções são verdadeiras obras de arte, veja só:

Biblioteca Municipal de Stuttgart (Alemanha)

Esta biblioteca é um paraíso para arquitetos. Em seu interior, é completamente branca, exceto apenas pelos livros e foi projetada com linhas geométricas que causa ilusão ótica. Quem visita também pode aproveitar o café literário e um terraço panorâmico. Uma dica é visitar também durante a noite: é um show de iluminação colorida.

 

Biblioteca George Peabody (Baltimore, EUA)

Construída em 1878, a biblioteca de Baltimore tem estilo neoclássico. Por oferecer um clima romântico, com sacadas de ferro fundido, piso de mármore e colunas douradas, é palco de muitos casamentos. O visitante pode ter acesso aos mais de 300 mil livros, em sua maioria, sobre arte, história e literatura britânica de americana.

 

Biblioteca Nacional da China (Pequim, China)

Com um acervo de 34 milhões de itens (como livros, artigos e documentos históricos), A Biblioteca Nacional da China é a maior biblioteca da Ásia – segundo dados de 2014. Além das obras, uma das principais atrações é a sala principal, construída em quatro níveis e sempre cheia de estudantes.

 

Biblioteca de Trinity College (Dublin, Irlanda)

Localizada no coração de Dublin, a biblioteca da Trinity College fica perto de vários outros pontos turísticos da cidade. Ao visitá-la, você pode contemplar sua arquitetura, que foi eleita uma das mais deslumbrantes no mundo pelo site Architecture and Design. A principal atração é o Long Room, que abriga os 200 mil títulos mais importantes, além de 48 bustos de mármore que são uma homenagem a várias personalidades importantes, como John Locke e Shakespeare.

Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)

O Brasil não poderia ficar de fora desta lista e entra com a biblioteca construída por imigrantes portugueses em 1837. O prédio lembra uma catedral, com uma redoma de vidro no teto e esteve na lista de 20 bibliotecas mais lindas do mundo da revista Time em 2014. E não para por aí: o acervo de literatura lusófona é considerado o maior fora do país de origem.

 

Biblioteca Real (Copenhague, Dinamarca)

A Biblioteca Real é uma oportunidade para quem quer aproveitar um dia agradável em Copenhagem. Não só sua arquitetura e acervo chamam a atenção, o edifício é cercado de água e recebe várias pessoas fazendo piqueniques e estudando ao ar livre. Você também pode visitar a cafeteria e o restaurante comandado pela Michelin, que ficam dentro do prédio de mármore escuro.

 

Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont (Admont, Áustria)

Esta biblioteca é para quem é apaixonado por rococó. Projetada pelo arquiteto Josep Hueber, a biblioteca monástica conta com afrescos do artista Bartolomeo Hueber que datam de 1775 e têm tema católico. Ao todo, são 200 mil volumes, entre obras literárias, manuscritos e edições originais de obras raras.

 

Biblioteca Clementinum (Praga, República Tcheca)

Seguindo quase a mesma linha arquitetônica, na Biblioteca Clementinum predomina o estilo barroco. Os afrescos da biblioteca, que antes era um colégio jesuíta, são de autoria do pintor Jan Hiebl. Construída em 1722, abriga 20 mil títulos de literatura, medicina e teologia.

Biblioteca Nacional Marciana (Veneza, Itália)

Localizada na Piazza di San Marco, é uma das mais antigas na Itália. A primeira doação recebida foi em 1468 pelo cardeal Basílio Beassarion. Com uma coleção de 1 milhão de obras, também conta com um acervo de 13 mil manuscritos. Por isso, é parada obrigatória para quem estuda manuscritos gregos, latinos e orientais.

 

Biblioteca Central de Seattle (Estados Unidos)

Quem prefere arquitetura pós-moderna, pode visitar esta biblioteca projetada em 2004 pelos holandeses Rem Koolhaas e Joshua Prince-Ramus. São onze andares com visual futurístico, construídos com vidro e aço. Em seus painéis e passarelas suspensas encontram-se mais de 1 milhão e meio de livros.

 

Escolheu alguma? Venha reservar sua viagem com a Fred Tour!

Compartilhe
TAGS
#biblioteca  
#mundo  
PELO MUNDO

POSTS RELACIONADOS