As obras de Gaudí no coração da Catalunha

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

(Imagem de capa do post – Parc Guell)

 

Conhecida por ser a “cabeça e a lareira da Catalunha”, Barcelona, a capital da região, é uma cidade de história muito rica, passando por inúmeras transformações ao longo dos séculos. Mais do que isso, Barcelona é, por si só, uma obra de arte. Isso se deve, em grande parte, ao talento de Antoni Gaudí, célebre arquiteto que morou na cidade por grande parte de sua vida.

 

Apesar de Gaudí inicialmente ter seguido um estilo gótico, desenvolveu um estilo único e marcante, unindo suas principais paixões – arquitetura, natureza e o catolicismo. Hoje é conhecido por ser uma das principais figuras do modernismo catalão e, com o legado que ele deixou em Barcelona, é impossível percorrer a cidade sem se maravilhar com suas obras.

 

Como todo vanguardista, inicialmente o arquiteto não teve aprovação popular, mas encontrou uma figura que lhe permitiu dar seguimento a seu trabalho – o empresário e mecenas Eusebi Guell. Suas obras, que estão por toda cidade, incorporaram em Barcelona o espírito de Gaudí, e se tornaram grandes cartões postais da capital Catalunha.

 

A Sagrada Família

Por que não começar com a obra prima de Gaudí? Em construção desde 1882, a basílica foi interrompida pela Guerra Civil Espanhola e após a morte do arquiteto. As obras foram reiniciadas em 1944 e a previsão de término é em 2026. Apesar disso, a igreja admite visitas, e seu interior, tão deslumbrante quanto seu exterior, também funciona como museu e é onde Antoni Gaudí está enterrado.

 

A Sagrada Família foi construída em cima de um projeto gótico e contempla três fachadas: a Fachada da Natividade, a Fachada da Paixão e a Fachada da Glória. Após terminada, a igreja terá 18 torres, um zimbório central dedicado a Jesus Cristo e um segundo zimbório dedicado à Virgem Maria. A construção é impecável em detalhes e recheada de simbolismos – se ela já é maravilhosa antes do término da construção, imagine pronta?

 

 

Casa Batlló

Encomendada por José Battló Casanovas, a casa Battló se localiza a poucos quarteirões da Casa Milá, outra grande obra de Gaudí, o que torna imperdível o passeio entre ambas, percorrendo a avenida mais requintada da cidade.

 

Conhecida como “a casa dos ossos”, a Casa Battló é tudo, menos uma casa comum. Hoje transformada em museu, o edifício segue a estética modernista. Há quem diga que a casa se assemelha a um dragão. Há também quem defenda que a casa é inspirada em um ambiente marinho e representa um lago. As sacadas, janelas e colunas lembram ossos. Juntos, todos esses elementos representam a estética única de Gaudí.

 

 

Palau Güell

 

Uma das primeiras obras feitas pelo arquiteto, o Palau Güell (Parque Güell) serviu de moradia para Eusebi Güell e sua família. Apenas em 2011, após anos de restauração, foi reaberta ao público. A casa leva a assinatura de Gaudí e o estilo único que só o arquiteto catalão consegue imprimir.

 

O projeto teve um cuidado especial com a acústica do local, pois tinha em vista que os moradores realizariam ali espetáculos musicais. Além disso, Gaudí inaugura como primeiro grande marco de sua trajetória a estética colorida que dá um ar de fantasia para a arquitetura urbana de Barcelona.

 

 

Casa Vicens

 

Um dos maiores desafios para Gaudí, a Casa Vicens é uma casa de verão construída em um pequeno espaço, e foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A construção, de cores vivas, foi realizada no final do século 19, e aberta ao público pela primeira vez, agora como um museu, em novembro de 2017.

 

Andar por Barcelona é isso – a cada dobra de esquina, você corre o risco de esbarrar com uma obra grandiosa do mestre Gaudí. São tantas, que apenas comentamos sobre a Casa Milá, também conhecida como La Pedrera, outro ponto turístico indispensável no seu roteiro.

 

Então que tal já começar a pensar na sua viagem? Para além das maravilhas arquitetônicas, Barcelona conta com uma gastronomia extraordinária, uma bela praia e excelentes opções de lazer noturno. É uma cidade que convida para desfrutar o melhor da vida. Entre em contato com a Fred Tour e saiba mais.

#VivaoExtrordinário

Compartilhe
TAGS
#Antoni Gaudí  
#Barcelona  
#Catalunha  
#Obras de Gaudí  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Laos, um refúgio encantador no sudeste da Ásia

Belezas naturais, povo acolhedor, templos históricos e uma fauna riquíssima: se você nunca ouviu falar de Laos, n...

4 destinos para um fim de ano incrível

O ano já passou e você nem percebeu, não é mesmo? E quando chega essa reta final fica bem difíci...

3 galerias de arte em Chicago para você se inspirar

Energética, criativa, pulsante: nas palavras do grande escritor Mark Twain, “Chicago é novidade, pois ela nunca é a Chic...