Ilha da Madeira: A união perfeita entre serra e cidade

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Em meio ao Atlântico, a apenas 500 km de Marrocos, a Ilha da Madeira atrai turistas do mundo todo, além dos próprios portugueses. Não muito longe da capital, a ilha possui maravilhas naturais, boa comida e bebida, com vinhos reconhecidos no mundo todo.

 

Com inúmeras árvores centenárias e cenários que mais parecem mágicos, a Floresta Laurissilva da Madeira é reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A reserva, dentro do Parque Natural da Madeira, ocupa 2/3 de toda a superfície da ilha. Apelidada de “Havaí do Atlântico”, a Ilha da Madeira também atrai surfistas que gostam de desafiar as ondas de Jardim do Mar, Paul do Mar, Porto da Cruz e São Vicente. Além do surf, ainda há espaço para praticar canyoning, mergulho, asa delta, parapente e escalada.

Na vila serrana de Monte, uma atração curiosa da ilha é a descida em carros de cestos. Utilizados no século XIX para transportar mercadorias do topo da montanha até a cidade, a técnica foi ressignificada para atrair turistas. Agora, no lugar de mercadorias, são as pessoas que descem os 2km de ladeira dentro dos cestos. Na subida, os visitantes utilizam um teleférico para chegar até o topo e, na descida, carreiros controlam a velocidade do transporte.

 

 

A Ilha da Madeira oferece vários pontos de vista diferentes aos turistas. Um dos mais conhecidos é a Gruta de São Vicente, formada há 890 mil anos graças a atividades vulcânicas. O  percurso subterrâneo tem, no total, mais de 1000 metros de comprimento, enquanto as grutas variam entre 5 e 6 metros de altura. Também há uma porção de mirantes na região, como o Mudas, que também é um Museu de Arte Contemporânea e traz perspectivas sobre o mar e as encostas por causa de sua obra arquitetônica imponente. Melhor ainda é observar as paisagens exuberantes a partir dos pontos mais altos da ilha: o Pico Ruivo (1.862 metros), o Pico das Torres (1.851 metros) e o Pico do Areeiro (1.818 metros).

Os balneários também são uma ótima opção de lazer em Madeira, como o Complexo Balnear Doca do Cavacas, que fica a poucos metros da praia Formosa. Nele, se destaca a Poça do Gomes: piscinas de origem vulcânica com solário e acesso direto ao mar. De sua plataforma se tem uma esplêndida vista panorâmica sobre o mar e o Cabo Girão.

 

Gostou das atrações da Ilha da Madeira? Então agende sua viagem com a FredTour e conheça essas e outras atrações.

Compartilhe
TAGS
#ilha da madeira  
#Portugal  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

4 destinos para um Natal mágico

Presentes, banquetes e família reunida: o Natal é um período único no ano e ideal  para agradecer e cel...

Um passeio pelo Vietnã

Praias, grutas, cavernas e quase 2000 ilhotas de calcário flutuando sobre águas esmeraldas: ...

Conheça GoldenEye, um refúgio de muita história, luxo e glamour na Jamaica

Já imaginou se hospedar no mesmo local que serviu de palco para Ian Fleming escrever a sua lendária...