5 motivos para conhecer Oaxaca, no México

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Oaxaca de Juárez é a capital do estado de Oaxaca, no México. A cidade possui 3 milhões de habitantes e um centro histórico pequeno, porém bem preservado e muito fácil e gostoso de percorrer a pé. Além disso, a cultura e as atrações do lugar são incríveis. Separamos alguns motivos aqui no blog da FredTour para você conhecer Oaxaca.

 

  • Capital gastronômica do México

Várias comidas típicas do México são tradicionais de Oaxaca, como mole negro, tamales oaxaqueños, tlayudas e chapulines. O mole negro do restaurante Tierra Antigua é preparado com tanta tradição que leva dois dias até finalmente ficar pronto para servir. Incrível, não é?

 

  • Comunidades indígenas

Amuzgos, Chatinos, Huaves, Ixcatecos, Mazatecos, Nahuatls, Triquis e Zapotecos são só alguns dos vários povos indígenas que vivem próximos de Oaxaca. Cada um é especializado em um tipo de trabalho artesanal: tecelagem com fios coloridos e tintas naturais, cerâmicas trabalhadas em barro negro e esculturas de animais em madeira. Todos os produtos podem ser encontrados na própria cidade, mas a experiência de conversar e aprender diretamente com as pessoas das comunidades é incrível.

 

  • Ruínas de civilizações antigas

Monte Albán é uma antiga cidade pré-colombiana em ruínas localizada a apenas 30 minutos de Oaxaca e seu povo aplainou o cume do monte para instalar sua cidade ali. Seu auge foi entre 500 a.C. e 800 d.C., ou seja, são quase tão antigas quanto várias ruínas romanas na Itália. Os edifícios são muito interessantes e ainda há um museu explicando a história do povoado. Lá do alto, a vista  da cidade e da natureza é de tirar o fôlego.

 

  • Tradição artística que resiste ao tempo

Existem três universidades de artes e diversos ateliês de artistas que vivem em Oaxaca (mexicanos e estrangeiros), sendo a maioria deles gravuristas. Os museus de Oaxaca possuem museografia moderna e para ver a boa mescla entre o velho e o novo, não deixe de conhecer o Museo Textil e o Centro Cultural San Pablo. O Centro Cultural, aliás, compreende a primeira igreja e o primeiro convento de Oaxaca, restaurados e modernizados, uma rua fechada sempre cheia de atividades, um outro museu do outro lado da rua e um restaurante.

 

 

  • Moradores acolhedores

Sabe aquele clima de cidade do interior, onde todo mundo se cumprimenta e te convida para tomar um café? É assim em Oaxaca, mesmo quando você é turista. É muito comum conversar por horas com os moradores ou até mesmo com as pessoas que lhe dão alguma informação. Os mexicanos abrem suas casas e possuem uma habilidade incrível de deixar todo mundo sempre à vontade.

 

Isso é um pouco de Oaxaca, no México. Para conhecer toda a hospitalidade e tradição do lugar, agende sua viagem com a FredTour.

Compartilhe
TAGS
#México  
#Oaxaca  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Laos, um refúgio encantador no sudeste da Ásia

Belezas naturais, povo acolhedor, templos históricos e uma fauna riquíssima: se você nunca ouviu falar de Laos, n...

4 destinos para um fim de ano incrível

O ano já passou e você nem percebeu, não é mesmo? E quando chega essa reta final fica bem difíci...

3 galerias de arte em Chicago para você se inspirar

Energética, criativa, pulsante: nas palavras do grande escritor Mark Twain, “Chicago é novidade, pois ela nunca é a Chic...