Viva um dos 5 melhores carnavais do mundo

PELO MUNDO
ROLAR PARA VER

O carnaval é um fenômeno mundial, uma explosão de alegria que mistura música, cor e tradição. Mas não é só o Brasil que sabe comemorar o carnaval em grande estilo. Saiba onde acontecem algumas das melhores festas ao redor do mundo. Inspire-se, fantasie-se e caia na folia.

 

Veneza (Itália)

Dizem que o Carnevale de Veneza é um dos mais antigos do mundo, tendo surgido por volta de 1430. A festa em Veneza tem um cenário especial, com canais, gôndolas e  prédios históricos. A cidade italiana ganha mais cor nessa época, com procissões de barcos decorados e foliões usando máscaras e roupas muito luxuosas, dando um toque de mistério e glamour. Além das festas de rua e na Praça de São Marcos, há muitos bailes tradicionais nos clubes e nos hotéis mais famosos.

 

Nice (França)

Em Nice, na Côte d’Azur, a festa dura duas semanas com a escolha da rainha do carnaval, apresentações de teatro, música e degustação de Socca, o prato típico da cidade. O símbolo do carnaval de Nice é o personagem Triboulet, representado por um boneco gigante que, quando passas nas ruas, sacode a multidão.

Mas o maior destaque é a tradicional batalha de flores, que acontece desde meados de 1200, quando os foliões trocavam buquês de flores entre si.

Hoje, o ritual é o feito com mais de 20 carros alegóricos jogando pétalas nos que participam da festa em meio a “Promenade des Anglais”. Mais de 85% das pétalas utilizadas no Carnaval de Nice vem dos produtores locais, que produzem as flores especialmente para a ocasião.

Santo Domingo (República Dominicana)

As festas nessa ilha são carregadas de simbologias, tradições, cultura e cor.  Os participantes lotam as ruas com fantasias e maquiagens coloridas e devem fugir dos demônios que aparecem para assustar quem quer pular carnaval. As fantasias assustam, mas o clima é tão animado que a diversão é garantida.

Os desfiles acontecem todos os anos na beira da praia e trazem um pouco da cultura de cada uma das províncias e municípios vizinhos. Também há um grande desfile de carros alegóricos ao longo do calçadão e blocos carnavalescos que saem pelas ruas dançando ao ritmo do merengue, encantando os turistas.

 

Mazatlán (México)

Na cidade de Mazatlán o carnaval dura 7 dias e combina elementos de uma festa mexicana (bandas de mariachis, barracas de comida de rua como tacos e burritos) com imagens cristãs e tradição indígena. O grande evento é o encontro dos blocos carnavalescos nas praias da cidade, mas há também desfiles de carros alegóricos, shows de música e bailes à fantasia. Nas ruas, foliões atiram cascarones – ovos ocos, cheios de confetes dentro. Outro dos muitos destaques são os fogos de artifício que simbolizam a única vitória naval do México, que derrotou a França na Baía de Mazatlan.

O desfile com cerca de 40 carros alegóricos acontece ao longo da famosa e longa avenida Malecón, com seus 11 km.

Nova Orleans (EUA)

Na famosa Bourbon Street acontece a maior parte das festas de rua do Mardi Gras. É lá que, das sacadas dos prédios históricos, os foliões jogam milhares de beads (colares de bolinhas coloridas) para as mulheres que passam na rua.

Há também carros alegóricos e desfiles com pessoas fantasiadas de todos os tipos: casais que combinam as roupas, grupos de amigos que escolhem um tema, famílias com peças iguais. A cidade que ama jazz e blues se transforma e dança ao som de um ritmo especial que mistura a energética música creole (franceses com negros) com outros ritmos e instrumentos como a gaita.

 

Gostou da nossa seleção de carnavais? Então agende agora sua viagem com a FredTour.

Compartilhe
TAGS
PELO MUNDO

POSTS RELACIONADOS