Turismo na Rússia: o que o país gigantesco tem a oferecer?

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Como maior país do mundo e localizado tanto na Europa quanto na Ásia, o que não falta no turismo na Rússia são lugares incríveis e programas surpreendentes. No decorrer dos seus longos 17.100.000 km², que cobrem mais de um nono da área da terra, a Rússia oferece de tudo um pouco (ou muito!)

O país é recheado de muita história, que é trazida à tona por sua atmosfera, pelos museus e suas incontáveis preciosidades, pelas construções impactantes com interiores deslumbrantes, como os palácios, catedrais e igrejas. Outros protagonistas são a famigerada vodka, o caviar e vários outros sabores locais que prometem fascinar o seu paladar.   

A Rússia também pulsa arte, principalmente quando o assunto é música e balé. Afinal, alguns dos maiores compositores clássicos existentes são russos, como Tchaikovsky e Rachmaninoff. O artista plástico e professor da Bauhaus, Wassily Kandinsky, também nasceu no país. 

Em relação à dança, seja por meio de Anna Pavlova, da companhia Ballets Russes ou pelos grandiosos Teatro Bolshoi, em Moscou, e Mariinski, de São Petersburgo, o país foi e ainda é capaz de influenciar profundamente o balé de todo o mundo. 

É um legado gigantesco e incontestável, que torna o turismo na Rússia uma grande e diferenciada caixa de surpresas, com atrações para todos os gostos e tipos de viajantes. Saiba mais! 

 

Moscou – A junção perfeita entre o clássico e o moderno 

Moscou, a capital, é um destino necessário e um dos principais exemplos da grandiosidade do turismo na Rússia. A cidade é moderna e rica em cultura, o que resulta em uma única e interessante mistura. 

A arquitetura impressionante é, inclusive, um dos maiores reflexos desse contraste. Lá, você encontra de catedrais, palácios e museus recheados de muita história a gigantescos e espelhados arranha-céus. 

Moscou também é reconhecida mundialmente como um pólo de luxo. Além de ser, desde 2016, a terceira cidade com o maior número de bilionários do mundo, ela também ostenta quando o assunto são hotéis de primeira. São o Baltschug Kempinski, Ararat Park Hyatt, Four Seasons, The Ritz-Carlton e o The St. Regis. Neles você terá o maior conforto possível, além de vistas únicas para os principais pontos turísticos, acesso a renomados restaurantes, possibilidade de cruzar com importantes celebridades e muitas exclusividades. 

Um dos principais pontos turísticos de Moscou é a Praça Vermelha, que clama por uma visita. O famigerado cenário de cartões postais é rodeado por construções históricas, como a colorida e impactante Catedral de São Basílio, o Mausoléu de Vladimir Lenin, o Portão da Ressurreição e o Kremlin de Moscou, uma antiga e grandiosa fortaleza considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Outras atratividades carregadas de história que merecem ser visitadas em Moscou são a Catedral de Cristo Salvador, o Convento de Novodevichy, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO; as imponentes Sete Irmãs, conjunto de arranha-céus construídos no estilo stalinista; e o Bunker 42, abrigo utilizado por Stalin durante a Guerra Fria, onde você poderá desbravar os seus túneis a 20 andares abaixo do solo, o escritório de Stalin e contemplar o Museu da Guerra Fria.     

E quando o assunto é modernidade, o maior exemplo é o MIBC (Moscow International Business Center), um aglomerado de arranha-céus impactantes. Dentre as construções podemos destacar a Evolution Tower, que tem um autêntico formato em espiral e 255 metros de altura, e a OKO Tower, na qual você poderá se deliciar com a culinária russa no renomado restaurante Ruski, localizado no 85º andar e a nada menos que 354 metros do solo. 

O complexo também abriga um grandioso shopping, o Afimall City, onde você poderá aproveitar para garantir as lembranças da viagem. E se você quiser se jogar ainda mais nas compras, não deixe de visitar o GUM, um luxuoso centro comercial localizado nos arredores da Praça Vermelha e que possui lojas de renome, como Gucci, Dior e Moschino; e a TSUM, loja de departamento de marcas de luxo e localizada em um impactante prédio de estilo gótico renascentista.  

Experiências exclusivas 

E se você tem vontade de ter vivências privilegiadas nas atrações turísticas, saiba que é possível. Existem tours de luxo na região que possibilitam, por exemplo, visitas exclusivas a áreas imperiais privadas do Grand Kremlin Palace, como a Armory Chamber, que guarda uma grande coleção de tesouros. Com eles também é possível obter entrada para os cofres onde estão os famosos diamantes Orloff, dos antigos Czares russos e que pesa 220 quilates, e Shah

Você também pode fazer uma deliciosa e exclusiva degustação de caviar, acompanhada, claro, da melhor vodka ou champagne russo. Ou visitar uma das fábricas de vodka mais antigas de Moscou, intercalando doses da história do local e da bebida. E se você gosta de cozinhar, outra ou mais uma opção é fazer uma aula de culinária do prato típico borscht com chefs famosos dos principais restaurantes de Moscou. 

E claro, muita arte 

Para contemplar mais de perto a herança artística da Rússia, não deixe de visitar os museus de Moscou, como a Galeria Tretyakov, o Museu Pushkin de Belas Artes e o Museu Histórico da Rússia. Você poderá se deparar com a arte clássica, soviética e contemporânea russa; com relíquias pré-históricas e peças valiosas dos czares; além de trabalhos de artistas renomados como Ilya Repin, Kazimir Malevich, Kandinsky, Monet, Cézanne, Picasso e Van Gogh. 

Também não deixe de conferir um espetáculo de dança ou ópera no Bolshoi. E você já pensou sobre o que acontece por trás das cortinas? Você pode conferir de perto fazendo fazer uma visita privilegiada aos bastidores

São Petersburgo – A valiosa Veneza do Norte

Outro destino que agrega fortemente o turismo na Rússia é São Petersburgo. A cidade é a segunda maior do país e era a capital na era do czarismo, o que faz com que ela exale a atmosfera imperial no seu coração histórico.  

São Petersburgo promete muita música, dança e cinema, principalmente no alto verão, quando acontecem as “Noites Brancas”, devido ao fenômeno sol da meia-noite. É quando a claridade dos dias permanece e a noite não chega, resultando em um espetáculo contínuo de apresentações artísticas e ideal para aproveitar tudo de melhor que a antiga capital tem a oferecer. 

Apelidada de Veneza do Norte, em São Petersburgo você nunca estará longe da água. Ela possui diversos e elegantes canais, por meio dos quais você pode realizar deliciosos passeios e contemplar a vista por uma de suas 342 pontes. 

A cidade também convida por tranquilas caminhadas em seu centro histórico para observar as ilhotas e os canais cercados por mansões em estilo “Italianate”, praças marcantes, igrejas luxuosas, e palácios barrocos e neoclássicos!   

 

Áreas turísticas estonteantes 

A Catedral de Santo Isaac é a maior da cidade. Sua cúpula é revestida com mais de 100 kg de ouro e rouba os céus de São Petersburgo com os 21,8 metros de altura. E é possível subir até o topo e vislumbrar uma vista única da cidade, além de conferir o museu em seu interior com peças valiosas. 

Outros destaques são a Catedral do Sangue Derramado, a mais elaborada de São Petersburgo e com interior decorado com cerca de 7000 m² de mosaicos; o Palácio Catarina e toda a riqueza dos seus interiores; o esplendor de Peterhof, o conjunto de palácios e jardins que foram pertencentes a Pedro, o Grande, antigo czar russo; e a Catedral de São Pedro e São Paulo, onde estão enterrados os czares, que possui um magnífico interior barroco e que permite, de maio a julho, a visita até o seu topo.    

E quando o assunto é arte, São Petersburgo também não erra. A cidade possui diversos museus, como o grandioso Hermitage. Considerado um dos melhores do mundo, ele possui 1057 salas e abriga 3 milhões de obras de diversas épocas e culturas, incluindo trabalhos de Picasso, Renoir e Leonardo da Vinci. 

Explore em alto nível

Já pensou em conferir o Hermitage e suas grandiosas obras de forma exclusiva, incluindo as salas repletas de jóias? Existem tours de luxo que permitem que a visita seja feita antes da chegada das multidões e com um guia particular. Você terá o museu apenas para você! 

Também é possível aproveitar um passeio de helicóptero acima dos pontos turísticos da cidade, tendo uma perspectiva completamente única. E depois desse passeio, aproveite para relaxar em uma embarcação luxuosa no principal rio da cidade, o gracioso Neva

Outra opção de lazer de alto nível em São Petersburgo é conferir uma peça de balé ou ópera em algum dos seus mais de 50 teatros. O maior exemplo é o icônico Teatro Mariinsky, que desde que surgiu foi palco para alguns dos maiores músicos, cantores e dançarinos do mundo, como Marius Petipa, que coreografou suas obras mais famosas por lá, como O Lago dos Cisnes e O Quebra Nozes. 

O natural surpreendente 

As atratividades naturais também são presentes e dignas de contemplação. A Rússia, devido principalmente ao seu tamanho, possui grande diversidade geográfica e biológica. 

O país abriga diversos parques nacionais, reservas da biosfera da UNESCO e reservas biológicas. Afinal, ele é o maior em extensão florestal do mundo. O lago mais profundo, de maior capacidade e mais antigo também reside lá, o Baikal, bem como o rio mais extenso da Europa, o Volga, pelos quais você pode realizar cruzeiros exclusivos para desbravar toda a região! 

E mesmo nas áreas urbanas, as cidades possibilitam contatos com a natureza em refúgios remotos, como o Parque Gorky, em Moscou

E se você gosta de explorar locais remotos e pouco habitados, a Península de Kamchatka pode ser o seu destino ideal no país. O lugar é de tirar o fôlego e pode ser definido como “onde o gelo encontra o fogo”. Afinal, as paisagens contrastam entre os vulcões, considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e montanhas cobertas de neve. A vida animal também é um grande diferencial, incluindo ursos, orcas, caranguejos-reais, leões-marinhos e salmões selvagens. 

Você pode fazer tours exclusivos na península, que são a melhor e mais completa forma de explorá-la. Por meio deles, você realizar passeios de 4×4, caminhadas em vulcões, voos em helicóptero pela caldeira de Uzon, praticar rafting no rio Bystraya e viajar de barco pela Baía de Avacha.  

Conte com a FredTour! 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre o turismo na Rússia! O país promete muitas surpresas e tem toda a capacidade para te abrigar da melhor forma possível. 

A FredTour é uma agência de turismo de luxo e pode te ajudar a escolher a dedo as melhores experiências, estadias e destinos no país gigante. Seja optando por se hospedar em terra, em algum dos melhores hotéis do mundo; no mar, em deslumbrantes cruzeiros; ou sob trilhos, viajando em um trem de luxo pela lendária ferrovia transiberiana, você vai se surpreender!   

 Conte com a gente! E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

Instagram / Facebook 

Compartilhe
TAGS
#Experiências  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

As incríveis descobertas de turismo em Portugal

Uma certeza a respeito do turismo em Portugal

Viagens para Israel: veja tudo que o país tem a oferecer!

As viagens para Israel ...

Turismo na Nova Zelândia: explore tudo na ilha maravilhosa!

A Nova Zelândia é, sem dúvidas, um dos principais exemplares de paraíso na terra. As suas vistas ...