Muito além de ceviches: conheça a fantástica gastronomia de Lima, no Peru

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Lima, no Peru, é conhecida por sua crescente gastronomia e pelo fato de vir, cada dia mais, se especializando em pratos que utilizem ingredientes locais. Em 2014, o Peru ganhou o prêmio World’s Leading Culinary Destination, da World Travel Awards, fazendo com que um grande número de turistas gastronômicos passasse a se interessar por  Lima.

O crescimento do interesse mundial pela culinária peruana fez com que os próprios peruanos mudassem o seus hábitos alimentares. Com isso, já há campanhas para que as pessoas incluam cada vez mais ingredientes, tipicamente peruanos, em suas dietas e abandonem os importados. A ideia é que se o mundo vai até Lima para consumir o que é do Peru, os peruanos também devem consumir.

A batatas são um ponto alto da culinária peruana e quase um patrimônio local. Ao todo, são mais de 3000 variedades do alimento espalhados pela região — não é à toa que Lima é conhecida por ter a melhor batata frita do mundo. Além de batatas, a diversidade ecológica e climática do Peru também fazem com que exista uma grande variedade de peixes e frutos do mar, além de arroz, aves e cabras. Ao todo, o país é lar de 84 dos 104 ecossistemas existentes na Terra.

Além do popular ceviche, Lima ainda possui pratos tradicionais e muito saborosos. Confira agora as sugestões da FredTour.

Lomo Saltado

Filé, tomate, cebola e pimentão servidos com arroz e batata frita compõem esse prato. Com ingredientes simples, o lomo tem em sua essência os temperos peruanos. Você pode até tentar fazer em casa, mas nada será igual ao típico prato de Lima.

 

Ají de Gallina

O ají amarillo é um tipo de pimenta peruana que arde na medida certa. Ele é cozido com outros temperos, além de pão umedecido em leite e depois liquidificado, formando um creme e misturado ao frango desfiado. É tradicionalmente servido com batatas cozidas, azeitona preta, ovo cozido e arroz.

 

Chicharrón

O chicharrón é um empanado muito fino e fresco. Além disso, ainda é versátil quanto ao seu ingrediente principal: pode ser de peixe, lula, frango ou porco.

 

Causa

A batata amarela peruana tem uma textura bastante particular e, quando cozida e misturada ao suco de limão e outros temperos, forma uma massa lisa e saborosa. Com inúmeros recheios e cremes para acompanhar, a causa é leve e relativamente fácil de preparar. Os restaurantes de frutos do mar sempre possuem no cardápio ótimas opções com sabores mistos pra pedir de entrada e provar um pouquinho de cada.

Para provar mais da culinária de Lima, fale com a FredTour e agende sua viagem para a capital peruana.

Compartilhe
TAGS
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Verão nordestino: 3 refúgios de luxo para as férias

Na virada do ano, enquanto no hemisfério norte o inverno está a todo vapor, aqui no hemisfério sul quem comanda é o sol, acalenta...

Tendências de 2019 para viagens de luxo

Quais são as novas tendências no mundo das viagens de luxo? Para onde os viajantes mais desejam ir,...

3 experiências incríveis para viver o Dia dos Muertos

31 de outubro é Halloween, mas marca o início...