Lima em 4 Pratos

SABORES
ROLAR PARA VER

Se você anda atento às tendências da alta gastronomia mundial, deve ter reparado que as técnicas e ingredientes da culinária peruana estão cada vez mais em voga. O verdadeiro divisor de águas para o país foi o ano de 2014, quando o Peru foi homenageado com o prêmio World’s Leading Culinary Destination da World Travel Awards.

 

Todo esse sucesso fora acabou afetando a cultura dentro do país também. Nos últimos anos ocorreram diversas campanhas estimulando os nativos a incluir cada vez mais ingredientes típicos do Peru em suas dietas, deixando de lado os importados. A ideia é simples: se o mundo vai até Lima para consumir o que é do Peru, então os peruanos também devem consumir e valorizar sua própria gastronomia.

 

As batatas são um ponto alto da culinária peruana e quase um patrimônio local. Ao todo, são mais de 3000 variedades do alimento espalhados pela região — não é à toa que Lima é conhecida por ter a melhor batata frita do mundo. A batata amarela peruana em especial tem uma textura bastante particular e, quando cozida e misturada ao suco de limão e outros temperos, forma uma massa lisa e saborosa, mais conhecida como Causa.

Com inúmeros recheios e cremes para acompanhar, a Causa é leve e relativamente fácil de preparar. Os restaurantes de frutos do mar sempre possuem no cardápio ótimas opções com sabores mistos pra pedir de entrada e provar um pouquinho de cada, como no Restaurante Punto Azul, onde você encontra recheios de camarão, peixe, polvo e caranguejo.

 

Outro prato simples e bastante apreciado pelos peruanos que é preparado com excelência pelo restaurante é o Chincharrón. Este é um empanado muito fino, leve, crocante e versátil quanto ao seu ingrediente principal, que costuma ser de peixe, lula, frango, porco ou camarão.

 

Além de batatas, a diversidade ecológica e climática do Peru também fazem com que exista uma grande variedade de peixes e frutos do mar, além de arroz, aves e cabras – ao todo, o país é lar de 84 dos 104 ecossistemas existentes na Terra! Por esse e outros motivos que pratos como o Ceviche são incrivelmente populares no país.

O Ceviche é provavelmente a especiaria peruana mais famosa de todas. A essência do prato é o pescado branco cru, marinado em suco de lima e acompanhado de cebola, pimenta e salsa. A ideia é cozinhar a carne com a acidez cítrica da lima, e é por isso que as carnes utilizadas, como o camarão, a lagosta e o atum, não têm muita gordura.

 

Mas se sua paixão é carne vermelha, não se preocupe: o Lomo Saltado é uma opção perfeita para você. Filé, tomate, cebola e pimentão, servidos com arroz e batata peruana frita. Com ingredientes simples, o Lomo tem em sua essência os deliciosos temperos do país, e nenhum restaurante o executa tão bem quanto o Panchita.

 

O Miraflores é um bairro da alta boemia limense que reúne excelentes opções de lazer e cultura, além de deliciosos restaurantes como o Panchita e os melhores hotéis da cidade. É a estadia perfeita para pessoas que querem mergulhar na cultura urbana de Lima.

 

Se interessou? Então faça a sua tour gastronômica pela capital peruana do melhor jeito possível – o seu! Chame seu parceiro(a), fale com a FredTour e #VivaOExtraordinário.

 

Compartilhe
TAGS
#ceviche  
#culinária peruana  
#Lima  
#Peru  
#World’s Leading Culinary Destination  
SABORES

POSTS RELACIONADOS

Bordeaux em 4 pratos

É difícil imaginar um lugar com mais dotes culinários que a França, um dos poucos países do mundo que teve sua gastronom...

3 pubs que você precisa conhecer

Música agradável, ambiente aconchegante, petiscos deliciosos e uma bebida no ponto para tornar tudo ainda melhor: seja qual...

Humor e sabor em San Sebastián

Situada ao norte da Espanha, no golfo da Biscaia, perto da fronteira com a França, San Sebastián é uma cidade res...