Languedoc: a região francesa para os amantes de vinho

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

No sul da França, aos pés dos Pirineus, a região de Languedoc-Roussillon é quase desconhecida pelos turistas. Repleta de história e mitologias, Languedoc é mais do que apenas uma região: é um idioma, uma culinária, uma cultura e, principalmente, um jeito de ser. Com o passar dos anos, espanhóis, celtas, gregos, etruscos, romanos e visigodos habitaram o local, criando uma diversidade inigualável.

Com vinhedos cultivados desde o ano 125 a.C., Languedoc-Roussillon é uma das regiões vinícolas mais importantes da França, responsável por grande parte de todo o vinho produzido no país. Boa parte da produção é dedicada aos famosos e saborosos “Vin de Pays d’Oc”, contando ainda com importantes AOC (Apelação de Origem Controlada) como Minervois, Fitou, Corbières e Coteaux du Langedoc. Quando elaborados pelos melhores produtores, são vinhos cheios de fruta e sabor, com boa complexidade, corpo e um delicioso acento regional, perfeitos para acompanhar as refeições.

Com um solo bastante fértil, as uvas tintas encontradas com maior facilidade na região francesa são a Syrah, Grenache, Cinsault, Carignan, Merlot e Cabernet Sauvignon. Entre as variedades brancas, encontram-se Rolle, Clairette, Terret, Boubolenc, Muscat, Maccabéo, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Picpoul, Marsanne e Viognier.

A diversidade de vinhos encontrada na região francesa é imensa. Os exemplares tintos vão desde os frutados até os encorpados, e estão sendo cada vez mais produzidos com sucesso. Os vinhos brancos podem ser mais complexos ou nítidos, variando entre os doces e oxidados até leves e secos. Languedoc-Roussillon produz também magníficos vinhos de sobremesa e espumantes de muito prestígio; seus rosés são intensos, pálidos e muito perfumados.

A tradição de Languedoc-Roussillon estende-se por anos, e a região é dona de constante evolução e muita variedade. Com o passar dos anos, tornou-se uma respeitada produtora, dando origem a vinhos de qualidade e prestígio perante todo o mundo.

Para conhecer a belíssima região, agende sua viagem com a FredTour.

Compartilhe
TAGS
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Verão nordestino: 3 refúgios de luxo para as férias

Na virada do ano, enquanto no hemisfério norte o inverno está a todo vapor, aqui no hemisfério sul quem comanda é o sol, acalenta...

Tendências de 2019 para viagens de luxo

Quais são as novas tendências no mundo das viagens de luxo? Para onde os viajantes mais desejam ir,...

3 experiências incríveis para viver o Dia dos Muertos

31 de outubro é Halloween, mas marca o início...