Escandinávia: a península maravilhosa

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

A região do Caribe abriga verdadeiros tesouros. Barbados é um deles e surpreende em variados sentidos

Banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar do Caribe, o país insular apresenta praias paradisíacas que já seriam por si só determinantes do esplendor da regiãoPorém, junto ao aconchego das águas mornas, à beleza do mar azul cristalino e da areia branca, Barbados traz muitas outras surpresas e pulsa cultura e autenticidade.

O local também tem costumes curiosos. Por ter sido colônia inglesa, além da natural alma caribenha, Barbados apresenta heranças típicas britânicas, como o famigerado chá da tarde, o críquete como esporte nacional e a utilização da mão direita no trânsito.  

A ilha, que é uma das mais desenvolvidas do Caribe, apresenta boa estrutura turística, encantadoras atrações naturais, vida marinha fascinante, comida e bebida de qualidade e diversos festivais anuais. 

O principal evento é o Crop Over, conhecido como o carnaval de Barbados e caracterizado por muita festa e música pelas ruas. E o mais interessante é que ele se assemelha muito ao do Brasil, com trios elétricos e uso de fantasias!       

Motivos não vão faltar para visitar, desbravar e se surpreender com Barbados, terra da cantora Rihanna e que promete atender a todos os gostos. Saiba mais! 

A Finlândia é habitada desde o fim da era Glacial, há mais de dez mil anos atrás. Com uma longa história como essa, é normal que seu território tenha participado de vários reinados diferentes. No século XIII depois de Cristo, por exemplo, a Finlândia foi incorporada pela Suécia, permanecendo sueca por quase seis séculos até ser liberada pelos russos e se tornar uma região autônoma.

 

O primeiro grande marco da Finlândia ocorreu em 1906, quando fez história ao se tornar a primeira democracia no continente europeu a permitir voto universal a todos os seus cidadãos. Desde então o país tem alçado vôos cada vez mais altos, conquistando o topo dos mais diversos rankings de desenvolvimento humano e inclusive sendo considerado o país mais feliz do mundo pelo World Happiness Report.

 

Um dos grandes destaques do país, assim como de toda a Escandinávia, são as Northern Lights, mais conhecidas aqui no Brasil como Aurora Boreal. Você pode admirar esse incrível fenômeno da natureza na maior parte do país, mas o “camarote” mesmo fica em seu extremo-norte, próximo ao Círculo Polar Ártico. Caso o céu esteja limpo, entre setembro e março é quase garantido que você poderá observar as luzes coloridas oscilantes no céu.

 

Outro ponto alto é a arquitetura finlandesa. Ao longo da história muitos designers, artistas e arquitetos finlandeses conquistaram o continente europeu com suas obras. Na cidade de Pori, situada no litoral oeste do país a duzentos e quarenta quilômetros de Helsinki, encontramos a Villa Mairea, uma das principais atrações arquitetônicas do país.

 

Construído em 1939 por dois grandes mecenas das artes, a Villa Mairea é um museu arquitetônico voltado para o design de interiores. Com um uso primoroso de madeira local nas acomodações, o museu é uma espécie de ode à arquitetura finlandesa. Outra atração bastante famosa é a Uspensky Orthodox Cathedral, a maior catedral Ortodoxa da Europa. Ela foi erguida em 1868 quando a Finlândia ainda possuía laços com a Rùssia, e é por isso que apresenta em sua estrutura traços da arquitetura russa-bizantina

 

A culinária finlandesa combina dois estilos muito diferentes, mas que juntos formam um belo de um casal: a culinária tradicional camponesa, muito pautada em carne de boi, porco e pescados, e a chamada haute cuisine, um estilo gastronômico mais requintado e associado a restaurantes de luxo, caracterizado principalmente por um empratamento meticuloso e um destaque para a apresentação das refeições.

 

Um método tradicional do país para o preparo de salmão, por exemplo, é o Loimulohi, que também pode ser aplicado ao preparo de trutas. O peixe é salgado e pincelado com suco de limão antes de ser defumado em uma tábua de madeira sobre o fogo aberto. O resultado é uma carne tenra, saborosa e com leves tons cítricos ao fundo.

 

Uma das melhores opções gastronômicas da Finlândia, bem como uma das melhoreses estadias, fica na capital Helsinki, no Hotel Kamp, o primeiro cinco estrelas do país. Instalado em uma edificação do século XIX, o prédio foi inteiramente renovado para o século XXI, colocando quadros de arte modernista lado a lado das suas tradicionais colunas de mármore

 

Seu lounge-bar é o lugar perfeito para relaxar e desfrutar um delicioso drink após um dia explorando a capital. De história longa, foi lá que o Kamp recebeu alguns dos maiores artistas, políticos e acadêmicos da Escandinávia, presenciando desde negociações bilionárias até reuniões entre monarcas, presidentes e primeiro-ministros. 

 


Noruega

 

Do expressionismo ao romantismo, de A-Ha até o black metal, das praias em fiordes às cordilheiras geladas, a Noruega é um país complexo e rico (em todos os sentidos). Possui uma das maiores rendas per capita do mundo, inúmeros Patrimônios Mundiais da UNESCO, artistas internacionalmente famosos e os maiores campeões nos Jogos Olímpicos de Inverno.

 

Na capital Oslo, pequena em termos populacionais mas vasta em opções culturais, nada melhor para conhecer a cidade do que uma uma estadia de excelência no Hotel Continental. Ele desfruta de uma localização privilegiada, próximo a fiordes com praias e florestas araucárias, além de famosos pontos turísticos de Oslo, a exemplo do National Theatre, o Royal Palace e o Parlamento norueguês, e shoppings de luxo e boutiques de moda, como a Eger e o Paléet. 

 

De longa história, o Hotel Continental é um dos mais tradicionais da Escandinávia. Cada um de seus 155 quartos apresentam uma decoração exótica e aconchegante, combinando cores e móveis para uma experiência única. Ele dispõe ainda de uma infraestrutura robusta com tudo que você precisa. 

 

No DaiKai Wellness Retreat, você pode explorar em primeira mão massagens com técnicas norueguesas exclusivas para aliviar tensões e relaxar os músculos. Pode conhecer a fundo também os sabores locais nos cinco restaurantes do hotel, como o Theatercaféen, aberto em 1900, além de se deliciar com os drinks da casa no Dagligstuen Lobby Bar, decorado com litografias originais do artista norueguês Edvard Munch, criador do famoso quadro O Grito.

 

Mas para um refúgio na natureza com todo o conforto que você pode imaginar e uma vista perfeita para as estrelas sua melhor opção é o Sorrisniva, na cidade de Alta, extremo-norte do país. Lá você pode exercitar sua criatividade criando esculturas de gelo, realizar um safari de snowmobile, participar de uma corrida de dog sledding e muito mais.

 

O Sorrisniva oferece duas opções de estadia. A primeira é o Bjørnfjell Mountain Lodge, com um estilo mais rústico e aventureiro. A ideia aqui é viver as tradições e costumes locais e apreciar os lindos e nevados horizontes noruegueses. Com um pouquinho de sorte, pode observar até mesmo a Aurora Boreal.

 

A outra opção é o Igloo Hotel, uma experiência única no hotel de gelo mais ao norte do mundo. Tudo é feito com gelo e neve obtidos lá mesmo, mas calma, não precisa se preocupar com o frio: além de oferecer saunas e salas completamente aquecidas, você receberá uma malha especial para dormir quentinho. Todo ano o hotel é renovado por completo, sempre introduzindo novas temáticas mas com a mesma serenidade e tranquilidade que sempre dispôs.

 

Suécia

 

Quem hoje observa o Stora Sjöfallet National Park, um Patrimônio Mundial da UNESCO a poucos quilômetros do Círculo Polar Ártico, mal pode imaginar que essa região já fora habitada um dia por exploradores vikings, uma espécie de ícone sueco na cultura pop contemporânea.

 

Assim como seus pares da Escandinávia, a Suécia possui uma longa e rica história. Repleta de paisagens naturais, que variam de campos verdes e florestas coníferas a colinas geladas, e excelentes opções para um lazer mais cultural, em especial na sua capital Estocolmo, a Suécia tem um pouco para todo gosto.

 

Se você adora um sol mas não gosta de calor, a Suécia tem o lugar perfeito para você. Durante o verão, ocorre um fenômeno da natureza incrível no Abisko National Park, na província de Lapland: o sol da meia-noite. Por semanas, o dia lá se estende por 24 horas, permitindo que você explore ainda mais a natureza exótica e as belezas naturais em trilhas diurnas ou noturnas com temperaturas amenas.

 

Mas se você prefere opções culturais, o Vasa Museum é um destino indispensável. Ele se tornou um dos maiores e mais populares museus de toda a Escandinávia, batendo 20 milhões de visitantes desde que abriu em 1990. Apesar de contar com dez exibições, sua atração principal, e inclusive que rendeu o nome do museu, é o seu navio de guerra Vasa.

 

O Vasa já fora a joia da frota marítima sueca no século XVII até que um dia a embarcação naufragou. O navio permaneceu embaixo de águas congeladas por mais de três séculos até que uma operação ambiciosa em 1961 conseguiu resgatá-lo praticamente intacto. Hoje o Vasa é uma espécie de cápsula do tempo e um marco para a soberania marítima que tinham os suecos, em especial durante a era Viking.

 

Na capital Estocolmo você conta com diversas opções de hotel de luxo, dos mais íntimos e reservados aos mais grandiosos. Um bom meio-termo é o Lydmar Hotel, no bairro de Norrmalm. A proposta do hotel é propiciar um ambiente fluido, relaxado e confortável para que cada cliente se sinta em casa. Com quartos de 50 metros quadrados, boa localização, restaurante, spa e fitness center, o Lydmar é uma opção certeira para quem quer conhecer a cultura local mais a fundo.

 

E fazendo sua reserva com a FredTour, você ganha benefícios exclusivos da Rede Virtuoso, como crédito para consumação e upgrade de quarto sem custos adicionais. Faça viagens ultra-personalizadas para os melhores destinos do mundo sem nenhuma preocupação e do melhor jeito possível  — o seu! 

 

Venha conhecer o que há de melhor na Escandinávia: fale com a FredTour e #VivaOExtraordinario.

Compartilhe
TAGS
#Experiências  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Barbados: um paraíso no Caribe

A região do Caribe abriga verdadeiros tesouros. Barbados

Viagem de lua de mel: 7 melhores destinos

Se o casamento é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa, a viagem de lua d...

Polinésia Francesa: 5 hotéis luxuosos para conhecer!

Desde a chegada de Ferdinand Magellan ao atol de Puka-Puka em 1521, o arquipélago da Polin...