Croácia, estrela em ascensão

DESCOBERTAS
ROLAR PARA VER

Flutuando entre as penínsulas Italianas e dos Balcãs, a ilha de Korcula, ilustrada na capa, é uma das cidades mais impressionantes da Croácia, a estrela em ascensão da Europa centro-oriental. A arquitetura tradicional da cidade, à base de mármore, é brilhantemente completada pelas águas turquesas do mar Adriático e vinhedos recheados com a uva exclusiva da região, a Grk Bijeli.

 

Mas Korcula nem sempre foi uma cidade popular. Na verdade, tanto a ilha quanto seu país ficaram fora do radar dos turistas internacionais por décadas. É por isso que, quando o mundo inteiro parou para assistir a final entre França e Croácia, em julho de 2018, o povo croata ficou extasiado.

 

De um lado, uma das maiores potências do futebol e da história; do outro, o azarão que derrubou gigantes, como Inglaterra e Argentina, em sua primeira campanha rumo a uma final de Copa do Mundo. O resultado todo mundo já sabe, mas ele não tirou o gostinho de vitória dos croatas, que recepcionaram a seleção na capital Zagreb com mais de 60 mil pessoas.

 

Era o marco que faltava para sagrar os “Anos Dourados” que o país tem vivido recentemente, com uma economia saudável e um setor turístico cada vez mais em alta. Toda essa bonança, porém, é bastante recente para o país, que enfrentou no final do século XX alguns dos anos mais difíceis de sua longa história.

 

Após o fim da primeira guerra, o território foi anexado aos países vizinhos para formar a Iugoslávia, que permaneceu unida até o enfraquecimento da União Soviética, nos anos 80. A partir daí a relação entre os países da Iugoslávia se deteriorou, e a Croácia pegou em armas de 1991 a 1995 para conquistar sua independência. Esse foi um momento crucial para a história do país, que por muito tempo não desfrutou da soberania do seu próprio território por fazer parte de outros impérios, como o bizantino, o romano e o austro-húngaro.

 

Essas diferentes influências culturais são bastante visíveis na cidade de Split, a segunda maior do país. Situada na região da Dalmatia, Split é uma cidade histórica no litoral do mediterrâneo, com prédios e monumentos milenares a poucos quilômetros de belíssimas praias tropicais.

O Palácio de Diocleciano, o coração da cidade de Split,  foi um dos sets da série Game of Thrones.

 

O coração da Cidade é o Palácio de Diocleciano, um Patrimônio Histórico da UNESCO que foi construído para o imperador romano no ano de 305. Recentemente ele se tornou bastante conhecido pelos fãs da série Game Of Thrones por ter sido um dos cenários em que a série foi gravada; hoje, suas paredes históricas abrigam dezenas de bares, lojas e restaurantes. Outro prédio memorável da cidade é a Catedral de São Dômnio, a mais antiga do mundo a utilizar sua estrutura original, sem nenhuma reforma completa em seus mais de 1700 anos.

 

Outro local igualmente impressionante — e que também foi utilizado pela série Game of Thrones — é a cidade de Dubrovnik, no extremo-sul do país, perto da fronteira com Montenegro. Dubrovnik é famosa pelas muralhas de pedra, construídas no século XVI e que circundam a cidade, sendo inclusive um dos destinos mais visitados de todo o mediterrâneo.

Restaurante 360º na fortaleza de St John. Culinária premiada internacionalmente, com vistas de tirar o fôlego para a cidade de Dubrovnik.

 

Se você estiver na cidade, não pode deixar de experienciar o 360º, um restaurante instalado na fortaleza de St John, Patrimônio Histórico da UNESCO. Inspirados pelos sabores e ingredientes da culinária local, com pitadas de influências mediterrâneas e técnicas francesas, os pratos da casa impressionam até os clientes mais críticos, conquistando inclusive a badalada estrela Michelin. Aproveite uma das melhores vistas da cidade na Torre de Saint Luke, na mesma fortaleza do restaurante.

 

Com tanta história, cultura, tradição, além de inúmeras belezas naturais e arquitetônicas, o resultado de toda essa mistura é palpável: a cada dia, a Croácia está mais pop, conquistando os corações de turistas dos quatro cantos do mundo. O país foi, inclusive, apontado como destino destaque pelo The Luxe Report, da rede Virtuoso. Já pensou em conhecê-lo? E se você já teve essa oportunidade, que tal revivê-la e experimentar novas emoções?

 

Uma coisa é certa: a Croácia não pode ficar de fora dos seus próximos roteiros. Fale com a FredTour para se programar e #VivaOExtraordinario.

Compartilhe
TAGS
#Catedral de São Dômnio  
#Croácia  
#Dalmatia  
#Diocleciano  
#Dubrovnik  
#Grk Bijeli  
#ilha de Korcula  
#litoral do mediterrâneo  
#mar Adriático  
#Patrimônio Histórico da UNESCO  
#Split  
#vinhedo  
#Zagreb  
DESCOBERTAS

POSTS RELACIONADOS

3 experiências imperdíveis no Chile

Do berço de incas e mapuches, passando pela chegada dos colonizadores espanhóis, a declaração de ...

Costa Rica: cultura, beleza e natureza

A Costa Rica é um verdadeiro cartão postal em cada paisagem. Com um dos litorais mais belos do mund...

Albânia: surpreendente e inspiradora.

De um lado, as praias douradas da cidade de Himarë, trazendo à tona a influência mediterrânea do ...