5 motivos para conhecer Oaxaca, no México

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

Oaxaca de Juárez é a capital do estado de Oaxaca, no México. A cidade possui 3 milhões de habitantes e um centro histórico pequeno, porém bem preservado e muito fácil e gostoso de percorrer a pé. Além disso, a cultura e as atrações do lugar são incríveis. Separamos alguns motivos aqui no blog da FredTour para você conhecer Oaxaca.

 

  • Capital gastronômica do México

Várias comidas típicas do México são tradicionais de Oaxaca, como mole negro, tamales oaxaqueños, tlayudas e chapulines. O mole negro do restaurante Tierra Antigua é preparado com tanta tradição que leva dois dias até finalmente ficar pronto para servir. Incrível, não é?

 

  • Comunidades indígenas

Amuzgos, Chatinos, Huaves, Ixcatecos, Mazatecos, Nahuatls, Triquis e Zapotecos são só alguns dos vários povos indígenas que vivem próximos de Oaxaca. Cada um é especializado em um tipo de trabalho artesanal: tecelagem com fios coloridos e tintas naturais, cerâmicas trabalhadas em barro negro e esculturas de animais em madeira. Todos os produtos podem ser encontrados na própria cidade, mas a experiência de conversar e aprender diretamente com as pessoas das comunidades é incrível.

 

  • Ruínas de civilizações antigas

Monte Albán é uma antiga cidade pré-colombiana em ruínas localizada a apenas 30 minutos de Oaxaca e seu povo aplainou o cume do monte para instalar sua cidade ali. Seu auge foi entre 500 a.C. e 800 d.C., ou seja, são quase tão antigas quanto várias ruínas romanas na Itália. Os edifícios são muito interessantes e ainda há um museu explicando a história do povoado. Lá do alto, a vista  da cidade e da natureza é de tirar o fôlego.

 

  • Tradição artística que resiste ao tempo

Existem três universidades de artes e diversos ateliês de artistas que vivem em Oaxaca (mexicanos e estrangeiros), sendo a maioria deles gravuristas. Os museus de Oaxaca possuem museografia moderna e para ver a boa mescla entre o velho e o novo, não deixe de conhecer o Museo Textil e o Centro Cultural San Pablo. O Centro Cultural, aliás, compreende a primeira igreja e o primeiro convento de Oaxaca, restaurados e modernizados, uma rua fechada sempre cheia de atividades, um outro museu do outro lado da rua e um restaurante.

 

 

  • Moradores acolhedores

Sabe aquele clima de cidade do interior, onde todo mundo se cumprimenta e te convida para tomar um café? É assim em Oaxaca, mesmo quando você é turista. É muito comum conversar por horas com os moradores ou até mesmo com as pessoas que lhe dão alguma informação. Os mexicanos abrem suas casas e possuem uma habilidade incrível de deixar todo mundo sempre à vontade.

 

Isso é um pouco de Oaxaca, no México. Para conhecer toda a hospitalidade e tradição do lugar, agende sua viagem com a FredTour.

Compartilhe
TAGS
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

Tendências de 2019 para viagens de luxo

Quais são as novas tendências no mundo das viagens de luxo? Para onde os viajantes mais desejam ir,...

3 experiências incríveis para viver o Dia dos Muertos

31 de outubro é Halloween, mas marca o início...

As obras de Gaudí no coração da Catalunha

(Imagem de capa do post – Parc Guell)

 

Conhecida por ser a “cabeça e a lareira da Catalunha”,