3 experiências incríveis para viver o Dia dos Muertos

GUIA DE VIAGEM
ROLAR PARA VER

31 de outubro é Halloween, mas marca o início também do Dia de los Muertos, uma das celebrações mais icônicas da América Latina. De origem indígena, o evento mistura tradições históricas com celebrações fervorosas. Seu grande objetivo é homenagear a vida daqueles que faleceram, mas sempre com intensa alegria: segundo a crença popular, nos dias 1 e 2 de novembro os mortos ganham permissão divina para visitar seus amigos e familiares. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores e incensos, preparam os pratos favoritos de seus entes falecidos, vestem-se com caveiras e preenchem as ruas.

 

O epicentro da festa é, sem dúvidas, o México. Com boa música e excelentes refeições, o Dia de los Muertos mexicano é um prato cheio para pessoas de todas as idades. Os mais novos se deleitam derrubando pinãtas recheadas de doces, enquanto os mais velhos degustam algumas das melhores tequilas do mundo.

 

Quer saber mais sobre essa festa? Leia e descubra 3 experiências imperdíveis para se viver essa verdadeira celebração da vida.

 

Puerto Vallarta

Puerto Vallarta é uma das cidades mais lindas do México. Com praias incríveis, catedrais históricas e um povo acolhedor, a cidade tornou-se um grande centro turístico no estado de Jalisco, atraindo algumas das melhores redes de hotéis da América Latina. Entre elas, destacamos a Velas Resorts, premiada rede mexicana que promove eventos exclusivos para o Dia de los Muertos, em todas as suas filiais, de 31 de outubro a 4 de novembro.

 

No Velas Vallarta, você e sua família poderão desfrutar todas tradições do feriado no maior conforto possível. Vocês se encantarão com os famosos altares festivos e serão convidados a decorá-los com ofrendas, como as caveirinhas de açúcar (sucesso entre as crianças) e as icônicas máscaras ‘La Catrina’.

 

Aproveite também para experimentar as receitas tradicionais da celebração nos menus de degustação, além do delicioso Pan de Muertos, uma espécie de pão doce, por vezes com a forma de uma caveira, feito com erva-doce e raspa de casca de laranja. Uma delícia oferecida aos hóspedes em cada suíte.

 

Além disso, o Velas Vallarta patrocina a produção de “Catrinas Gigantes”, esqueletos de uma dama da alta sociedade e um dos símbolos mais famosos do Dia de los Muertos. As catrinas ficam expostas em uma esplanada de 12 quarteirões, a Puerto Vallarta Malecon, animando ainda mais a festa na rua.

 

San Miguel de Allende

San Miguel de Allende é pequena, mas tem um coração enorme. Situada a 2000m de altitude, a cidade colonial vibra com instalações de arte, desfiles, danças, peças e muita festa de rua, afinal, uma das suas características mais fortes é a realização de grandes eventos e festas religiosas durante os feriados.

 

Além de preservar as tradições antigas, San Miguel de Allende cultiva a arte, a cultura e os costumes, unindo os locais e encantando os turistas. Não à toa, foi nomeada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO! É justamente nessa cidadezinha, localizada no estado de Guanajuato, no interior do país, que acontece a comemoração do Dia de los Muertos mais impressionante do mundo.

 

De 1º a 4º de novembro, ocorre a La Calaca, festival público e aberto repleto de desfiles, workshops, apresentações de arte e festas com DJs que atravessam as madrugadas. Com atividades para gente de todos os lugares e idades, a La Calaca é a maior representação do espírito quase místico, acolhedor, que circunda San Miguel de Allende e que tanto encanta a quem passa por lá.

Isla de Janitzio

Mas se você prefere viver o Dia de los Muertos da forma mais autêntica possível, então o seu destino é a Isla de Janitzio, no estado de Michoacán, costa oeste do país. Isso porque na ilha estão situados diversos povos indígenas, que há centenas de anos performam os rituais de seus ancestrais. Em um deles, todos os pescadores da ilha vão para o lago no pôr do sol, com as suas canoas iluminadas apenas pelas velas. Um espetáculo inesquecível.

 

Enquanto navegam, eles movimentam suas redes em uma espécie de dança, imitando o bater de asas de uma borboleta. As mulheres e crianças da ilhas fazem oferendas aos espíritos da ilha, com altares, flores e comidas típicas, como o pato enchilado.

 

Para a estadia, Janitzio oferece diversas opções que não deixam nada a desejar, como o Hotel Mansion de los Sueños. Com arquitetura preservada dos tempos coloniais, a Mansion de los Sueños oferece uma experiência única, aliando conforto com uma riqueza cultural inigualável, em uma localização privilegiada. Espere também uma programação especial para o Dia de los Muertos, com adornos decorativos e delícias gastronômicas.

 

Então, que tal viver de perto essa experiência? Programe-se com antecedência e garanta sua presença nessa celebração. Agende a sua viagem com a Fred Tour e #VivaoExtraordinário!

Compartilhe
TAGS
#Dia de los Muertos  
#Halloween  
#México  
#Puerto Vallarta  
#San Miguel Allende  
GUIA DE VIAGEM

POSTS RELACIONADOS

As obras de Gaudí no coração da Catalunha

(Imagem de capa do post – Parc Guell)

 

Conhecida por ser a “cabeça e a lareira da Catalunha”,

3 cidades que merecem ser visitadas mais de uma vez

(Imagem de capa do post – Thumbnail p/ blog: Place des Victoires, Paris)

 

Roma, Paris e Nova York...

Litoral Australiano: Um mergulho na Costa de Queensland

O que vem à sua mente quando você pensa na Austrália? A maioria das pessoas ainda visualiza apenas...